Banco de Leite realiza campanha de coleta de recipientes
Nesta terça-feira (17), comemora-se o Dia Internacional da Sensibilização Para a Prematuridade e o Banco de Leite Humano de Arapiraca (BLHA) está com uma campanha que zela pela saúde tantos desses bebês como dos que nascem “no tempo certo”.
Atualmente, a instituição está com 28 doadoras espontâneas – um número considerado baixo para suprir a necessidade dos recém-nascidos.
Além do chamamento para mais pessoas doarem o excesso de seu leite materno, rico em nutrientes e amor, o BLHA está com uma campanha de arrecadação de recipientes de vidro, em parceria com o Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho.
Segundo a coordenadora Gilmara de Menezes, “são aqueles vidros de café solúvel com tampas de plástico que usaremos – com devida esterilização – para fornecer às nossas doadoras e no processo de pasteurização do leite humano”.
Estes produtos ajudarão também os bebês prematuros, que mais do que ninguém necessitam de cuidados especiais. O Dia Internacional da Sensibilização para a Prematuridade surgiu por meio de uma plataforma constituída por pais e profissionais de saúde para melhorar os serviços perinatais e neonatais, da vigilância na gravidez e do seguimento dos recém-nascidos de risco.
O Banco de Leite Humano de Arapiraca é um local especializado que incentiva, protege e promove o aleitamento materno. Ele é situado na Rua Padre Cícero, vizinho ao 5º Centro de Saúde, no bairro do Centro.
Lá, é feita toda uma análise do material coletado até a ida dele à boca dos pequenos arapiraquenses.
Às mulheres interessadas em doar, é também realizado cadastro e uma equipe técnica faz visitas domiciliares agendadas para incentivo à doação, mostrando os procedimentos para armazenamento do leite com todos os padrões de higiene.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que as crianças sejam alimentadas exclusivamente com leite materno nos primeiros 6 meses de vida e que, a partir de então, a amamentação seja mantida por dois anos ou mais, juntamente com o uso de alimentos complementares adequados.