Arapiraca discute igualdade com respeito às diferenças
.jpg)
Igualdade com respeito às diferenças. Com esta temática, foi aberta a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, nesta quarta-feira (18), no auditório da Casa da Cultura de Arapiraca.
O debate se deu com diversas autoridades na área, abordando “Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radialidade dos Direitos Humanos”, ministrado pela especialista Rita Mendonça.
Estiveram no local a secretária Municipal de Assistência Social (Semas), Anadja Gomes, a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Rosinha da Adefal, e o presidente da Associação dos Deficientes Físicos e Mentais de Arapiraca (Adfima), Adriano Targino.
“É muito importante um momento de discussão como este porque expõe as dificuldades e os desafios que essas pessoas enfrentam diariamente. E acompanhamos isso de perto, a fim de melhorar nossas políticas públicas”, diz Anadja Gomes.
Foram entoados, na oportunidade, os hinos de Arapiraca e Nacional pelo coral Crianças Iguais, da Escola de Ensino Fundamental Crispiniano Ferreira de Brito. Em seguida, houve apresentação de dança da Associação Pestalozzi do município.
Após o painel da especialista Rita Mendonça, grupos foram formados para debater os tópicos “Gênero, Raça e Etnia, Diversidade Sexual e Geracional”, “Órgãos Gestores e Instâncias de Participação Social” e “A Interação Entre os Poderes e os Entes Federados”. Depois, foram definidos os delegados para a etapa estadual.