13 de novembro de 2015

Arapiraca amplia combate à venda de bebidas alcoólicas a menores

“Estamos investindo em uma rede de proteção a juventude”. A afirmação da prefeita Célia Rocha (PTB) ocorreu durante o lançamento de municipalização da campanha “Bebidas Alcoólicas para Adolescentes dá Cadeia”, na manhã desta sexta-feira (13), na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro.

Célia estava acompanhada do deputado federal Givaldo Carimbão (PSB), do secretário de Estado de Prevenção Social à Violência, Jardel Aderico, e o subcomandante do 3° Batalhão da Polícia Militar (BPM), capitão Rivaldo Farias.

O ônibus “Prevenção à Violência, do Governo do Estado, esteve no local para receber armas entregues pela população. Técnicos também foram responsáveis pela conscientização as pessoas quem passavam pela praça.

Com o apoio da Prefeitura, a partir deste final de semana e durante os meses de novembro, dezembro e janeiro, a campanha “Bebida para Adolescentes Dá Cadeia” realizará ações explicativas, educativas. Já a partir de fevereiro, estabelecimentos comerciais poderão ser multados, caso vendam bebidas para menores de 18 anos.

Segundo a prefeita Célia Rocha, a campanha vai ajudar as famílias arapiraquenses a mostrar aos adolescentes que bebidas alcoólicas só com a maioridade. “Esse é um primeiro passo, o da informação. Depois, haverá a punição, até mesmo para as famílias. Por isso, estamos investindo em uma rede de proteção a juventude”, colocou.

O deputado Givaldo Carimbão falou que no primeiro momento, o programa visava a busca ativa de dependentes químicos, mas que era preciso ser mais severo com a venda de bebidas aos menores.

“A lei foi sancionada e agora foi dada mais responsabilidade aos pais e ao Estado. Esse período de adaptação servirá também para discutirmos com a sociedade a importância da proibição”, explicou.

Por sua vez, o secretário Jardel Aderico lembrou que o principal papel na formação dos jovens é a família. “É uma grande estratégia mostrar a esses responsáveis que não se pode entregar bebida alcoólica aos adolescentes, muito menos beber junto com eles, principalmente criando um comportamento diferente e destruindo o caráter de muitos adolescentes”, disse.

Após a campanha de conscientização, que acaba no final de janeiro, a Polícia Militar e outros órgãos do Estado e do município farão blitz em supermercados, bares, restaurantes, shows, casas de festas e até mesmo em eventos particulares da cidade.

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