14 de outubro de 2015

Direito de brincar assegura futuro melhor às crianças, diz Célia

Brincar é coisa séria. É na infância que as crianças aprendem, por meio de atividades lúdicas, como o mundo funciona ao seu redor. 

E foi para estimular este pensamento nos educadores e pais arapiraquenses que aconteceu nesta quarta-feira (14) o Seminário Municipal Agapi – “A Importância do Lúdico na Primeira Infância”, com a presença da pedagoga curitibana Elizabet Ristow.

O evento do Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi) ocorreu no Planetário Digital e Casa da Ciência, no Lago da Perucaba, e ficou lotado. No início, todos foram recepcionados com a bela exposição “Sucatas e Retalhos de Amor”.

A prefeita Célia Rocha viu de perto o trabalho que 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município já fizeram, transpondo ambientes lúdicos para dentro destes locais, que antes serviam para atendimento imediato.

“O direito de brincar assegura um futuro melhor às nossas crianças. E elas tendo acesso a isso, a conhecer as coisas por meio de atividades divertidas, é de grande valia. Isso estimula as experiências sensoriais delas e os fazem adultos mais perceptíveis e sensíveis com o mundo como um todo. Não há compromisso maior meu que este, de transformar os pequenos arapiraquenses em grandes homens – esta é a real construção de um futuro digno”, diz a prefeita, que é também médica pediatra e idealizadora do Agapi, ao lado da coordenadora do programa Gineide Castro e da secretária Municipal de Planejamento, Cícera Pinheiro.

Uma das expositoras era agente de saúde e estudante de Pedagogia, Roseana Bernardo Paulino, de 37 anos, que desde abril deste ano vem desempenhando um trabalho com materiais recicláveis, voltado para a confecção de brinquedos e brincadeiras, para ficar na UBS Batingas, onde atua.

Espaços lúdicos estão sendo instalados nestas unidades, integrando a Saúde, a Assistência Social e a Educação em prol da Primeira Infância. Recentemente, em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), houve consultoria e capacitação com profissionais dessas áreas justamente sobre esta temática.

Para Elisabet Ristow, mestra em Educação e especialista em “Práticas Pedagógicas” e “Arte, Educação e Tecnologia Contemporânea”, Arapiraca é um exemplo para o país por toda esta intersetorialidade, por trabalhar em rede.

“Com tão pouco tempo, o município tem mostrado relevantes resultados nos 10 territórios onde há o Agapi. É preciso criar cenários de aprendizagem, um ambiente aconchegante, seguro, divertido e desafiador para que as crianças possam trabalhar da melhor forma as suas cognições”, pontua ela, ressaltando a necessidade do educador mostrar o melhor caminho a ser seguido.

A palestrante veio para Arapiraca por meio de parceria com o Fundo das Nações Unidas Para a Infância (Unicef), tendo a coordenadora do comitê Pró Selo Unicef, Maria Adjinã Martins, como articuladora.

Na oportunidade, representantes de algumas UBS – como as de Jardim das Paineiras, Bonsucesso, Canafístula e Manoel Teles, além do Centro Educacional Boa Vista – apresentaram diversas experiências exitosas em suas instalações, sempre contando com parcerias com o Espaço Nascer, Telessaúde e os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

Foram entregues também kits confeccionados nas "Oficinas Lúdicas: Criação de Brinquedos com Materiais Recicláveis", que serão encaminhados para as unidades de saúde. Os destaques são para os "Cantinhos da leitura" e "Era uma vez…".

Ainda este ano, o Arapiraca Garante a Primeira Infância foi destaque na reunião nacional do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e recebeu a visita do conselheiro-sênior da Unicef, o americano Christopher Fabian, que conheceu a realidade de Arapiraca e todo o empenho voltado aos pequenos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *