Fórum reflete desejo de mudança de jovens arapiraquenses

Imagine um fórum realizado apenas com temáticas sugeridas por grupos de jovens estudantes da Rede Municipal de Ensino, inseridos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Foi isto o que aconteceu durante boa parte deste mês de setembro, através deste programa da Secretaria Municipal de Assistência e Juventude (Semas).
Nesta terça-feira (29), houve a culminância do “Fórum A Favor da Vida” com um debate sobre consumo de drogas na Vila São José, na sede da SCFV naquela comunidade.
No local, estiveram a diretora da Escola Antônio Cezário de Olveira, Vanilza Veiga; coordenadora da Escola de Ensino Fundamental Laury Capistrano, Solandia Oliveira; a diretora do Posto de Saúde, Maria Aparecida; vice-presidente da Associação Comunitária da Vila São José, Paulo Teófilo da Silva; a pedagoga do SCFV, Josefa Nunes; e a coordenadora do SCFV, Maria José Carneiro.
Segundo esta última, 31 comunidades e bairros participaram do cronograma de atividades e debates do fórum por toda a cidade, contando com jovens de 7 a 17 anos. “Isto reflete claramente o desejo de mudança dos nossos arapiraquenses”, comenta Maria José Carneiro.
A pequena Gabriela Alexandre Lima da Silva, de 12 anos, foi uma das envolvidas nesse momento. “Escolhemos esse tema de ‘drogas’ por incidência aqui em nossa comunidade de familiares de muitos adolescentes aqui fazerem uso. Esse espaço foi para discussão e mostrar os males que elas podem trazer a nossas vidas e de quem está ao nosso redor”, diz, com propriedade, a estudante do 7º ano da Escola Laury Capistrano.
Palestraram sobre o assunto a professora de Ciência e Química desta escola, o farmacêutico Robert Nicássio e o educador físico Cristiano Ferreira.
Outros temas levantados durante o fórum foram Violência Contra a Criança e o Adolescente; Drogas, Trabalho Infantil; Gravidez e DST na Adolescência; Bullying, Redução da Maioridade Penal; e Direitos Humanos, estimulando assim o protagonismo juvenil e a motivação pela mudança.