Comunidades quilombolas recebem palestra de segurança alimentar

Uma alimentação saudável é um dos pilares para uma vida digna. E este é um direito básico de todos. Para atentar sobre este tópico, está acontecendo o III Curso de Capacitação em Segurança Alimentar e Nutricional.
A abertura ocorreu nesta quinta-feira (23) na Escola de Governo, bairro Santa Edwiges, com a presença das comunidades quilombolas Pau d’Arco e Carrasco.
Esta é a uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com o objetivo de formar agentes de segurança alimentar para atuar na promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) nestas localidades.
Segundo o professor de Nutrição da Ufal, Haroldo Ferreira, o público-alvo são os próprios moradores, merendeiras, agentes de saúde, professores de ensino fundamental, líderes comunitários e demais interessados.
Dentro do cronograma, ele apresentou a palestra “Direito Humano à Alimentação Adequada e Segurança Alimentar e Nutricional”, abordando o direito universal e inalienável que todos nós temos como o de nos alimentarmos bem, sob os olhares do Estado.
O próximo encontro em Arapiraca será dia 30 deste mês sobre “Diagnóstico Epidemiológico: Avaliação Nutricional”, com o mesmo público. Este curso ocorrerá em 66 comunidades quilombolas neste ano, por toda Alagoas.