24 de setembro de 2015

Célia defende união de homens e mulheres para avanço social

 

“Nós somos guerreiras, ousadas, diferentes, mas iguais quanto aos direitos equiparados aos homens. Temos que visar avanços e, para isso, precisamos nos unir”. Com esta fala, a prefeita Célia Rocha abriu os trabalhos da 3ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, ocorrida nesta quinta-feira (24).

O tema central do evento, realizado no Levino’s Hall, foi “Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres”. Após quatro anos, a cidade novamente recebeu a conferência para debater tópicos relacionados à figura feminina.

Na oportunidade, Célia Rocha salientou a presença de homens no evento, discutindo sobre a luta pelos direitos delas. “Só assim, nós teremos uma sociedade justa, com os dois lados trabalhando juntos pelo bem de todos. Esse diálogo sobre o papel efetivo das políticas públicas do setor é necessário”, diz a prefeita, ressaltando em seguida o belo desempenho do Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cramsv) no município.

Ela compôs a mesa de abertura, juntamente com a secretária Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), Hyseth Santos; presidente da Associação dos Pensionistas, Idosos e Aposentados de Arapiraca (Apiaar), Maria de Lourdes Carvalho; a vereadora Professora Graça; a assistente social e tenente do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Lisandra Almeida; a representante da Secretaria de Estado da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, Cláudia Simões; e a representante do Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres, Ana Pereira.

Jovens da Escola de Tempo Integral Professora Cleonice Barbosa fizeram uma linda performance de dança e, logo em seguida, foram cantados os hinos de Arapiraca e do Brasil, com reverência ainda à música “Maria, Maria”, de Milton Nascimento.

Após a leitura do regimento e sua aprovação, uma carta da senadora Marta Suplicy foi lida para os conferencistas, que lotaram o Levino’s Hall. No documento, ela destacou os bons avanços na luta das mulheres na política e deu o exemplo da própria prefeita de Arapiraca como norte, tendo em vista sua determinação em ajudar o próximo – Célia Rocha é médica pediatra e foca suas ações no cuidado com as pessoas.

A palestra da assistente social Andréa Pacheco, com doutorado em Estudos Interdisciplinares – Mulher, Gênero e Feminismo, se voltou para “Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres”, colocando dados sobre a realidade em Alagoas.

Na sequência, os eixos temáticos abordados foram: “Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios”; “Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios”; III – “Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações”; “Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações”; e “Estratégias de Enfrentamento a Violência em suas múltiplas faces”.

Houve a eleição das delegadas municipais, depois dos debates, a fim de levar para a etapa estadual as reivindicações de Arapiraca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *