Caravana Siga Bem promove ações sociais e culturais em Arapiraca
Em um evento repleto de atividades sociais, assistenciais, culturais e de saúde, a “Caravana Siga Bem” deixou sua marca em Arapiraca, nesta quarta-feira (9), levando a mensagem de “Combate à Violência Doméstica”, tema desta 9ª edição do projeto.
É a primeira vez que ele vem a Arapiraca e já com uma abordagem enfática de não-violência.
Para tanto, houve palestras da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) a respeito deste tópico e dos serviços realizados no Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cramsv).
A caravana se instalou na Arapiraca Diesel, no bairro Itapoã, e realizou vários test drives com os novos caminhões da Mercedes Benz.
Várias manifestações culturais tomaram o palco do evento, com o coral Pequenos Tons, vinculado ao projeto Música em Movimento; o grupo de flauta da Escola de Tempo Integral Benildo Barbosa; o forró de Ditinha da Sanfona e Afrísio Acácio; e o romantismo da Banda Dona Flô. O secretário Municipal de Governo, José Lopes, representou a prefeita Célia Rocha.
A Prefeitura de Arapiraca apoiou também o evento com as secretarias Municipais de Educação (SME), de Saúde (SMS), de Assistência Social (Semas) e de Políticas Para as Mulheres (SMPM), com verificação de pressão arterial, glicemia, vacinas, orientações sobre Lesão de Exercício Repetitivo (LER) e distribuição de material educativo sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)/ Aids, além de preservativos masculinos e femininos.
Além disso, houve atividades estratégicas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e do Conselho Tutelar, bem como ações para sensibilizar caminhoneiros quanto à exploração sexual e o uso da mão de obra infantil e juvenil, sobretudo nos descarregos de fretes.
Equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) estiveram orientando o fluxo no local.
A “Caravana Siga Bem” este ano está percorrendo 110 municípios brasileiros, levando sua mensagem de igualdade nas estradas.