Semana da Cultura Popular se encerra com ciranda em Arapiraca

O mês de agosto é o da Cultura Popular, uma oportunidade de reavivar ainda mais nossas raízes nordestinas. Em Arapiraca, uma vasta programação aconteceu e findou nesta segunda-feira (31) com reverências ao cordelista João Caboclo-Linho, homenageado do ano.
A “Semana da Cultura Popular” teve uma programação vasta, contando com o Festival de Culinária Popular e forró no Mercado do Artesanato, sarau literário e Papo de Mestre, encerrando-se na Casa da Cultura, Praça Luiz Pereira Lima e Praça Deputado José Marques da Silva.
Vários grupos de folguedos – guerreiro, pastoril, banda de pífanos e capoeira – se reuniram para uma culminância durante o “Cultura na Praça”, que teve edição especial dentro da Semana. Houve ainda uma ciranda e um café da manhã para todos com comidas regionais.
Eles visitaram ainda a exposição Guardiões da Memória, dos fotógrafos Lourdes e Silvestre Rizzatto, que abriu o evento popular em Arapiraca.
.jpg)
Mercado do Artesanato
O forró tradicional de Bastinho da Sanfona, Neide Morena, Afrísio Acácio, Miguel Vieira, Ednaldo do Acordeon, Severo da Mata Limpa e Ditinha da Sanfona e “Coco Pop Xote Novo” de Igor Machado fizeram a energia se renovar no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, no Parque Municipal Ceci Cunha, bairro do Centro, aos finais de semana.
No local, ainda houve o Festival de Culinária Popular, com pratos inéditos com a participação dos quiosques do Mercado: “Bode Atolado”, do Café Del Parque, feito com carne de bode cozida junto com macaxeira com a suavidade do queijo coalho; “Escondidinho de Carne de Sol”, do Cumbuca de Barro, a partir de creme de macaxeira recheada com carne de sol desfiada; e “Pirão de Ovo”, do Gula Mania, executado com pirão de farinha de mandioca e caldo quente recheado com ovo de codorna e temperos.
“Essa experiência foi tão positiva – vendemos tudo! – que vamos integrar o ‘escondidinho’ gratinado em nosso cardápio, saindo a R$ 4 a porção”, diz Valdirene dos Santos, de 29 anos, à frente do Cumbuca de Barro. No quiosque, há ainda caldinhos, tira-gostos e salgados.
Confira a programação da Semana:
Casa da Cultura
– Dia 21: Abertura da Semana da Cultura Popular, com a exposição fotográfica Guardiões da Memória, às 19h;
– Dia 25: Swing Literário Especial – LeroWhite convida Cosme Rogério, às 18h;
– Dia 26: Dom na Caixa, com Afrísio Acácio, Bastinho da Sanfona e Lilian Rodrigues, às 20h;
– Dia 28: Papo de Mestre, com o poeta, cordelista e incentivador cultural Ronaldo Oliveira, às 15h.
Mercado do Artesanato
– Dias 20, 21, 27 e 28: Oficinas de Brincadeiras Populares para Escolas do Ensino Fundamental, sempre das 8h às 18h;
– Dias 28, 29 e 30: Festival de Culinária Popular, a partir das 18h.
Atrações musicais gratuitas, às 20h, no Mercado do Artesanato
– Dia 21: Ednaldo do Acordeon e os Cobras do Fumo;
– Dia 22: Ditinha da Sanfona;
– Dia 23: Severo do Acordeon e Sua Gente;
– Dia 28: Miguel Vieira e Grupo Arrasta Sandália;
– Dia 29: Igor Machado, Cosme Rogério e Palco Aberto;
– Dia 30: Bastinho da Sanfona e Neide Morena.
Praça Luiz Pereira Lima, às 8h
– Dias 24 e 31: Cultura na Praça Especial.
Ciranda da Cultura Popular
– Dia 31: Em vários pontos da cidade, das 8h às 13h, haverá uma série de manifestações artísticas encerrando a Semana de Cultural Popular em Arapiraca.