28 de agosto de 2015

Primeira infância: grupos de gestantes para criação de vínculos

Nesta sexta-feira (28), aconteceu o 2º Encontro de “Supervisão da Formação em Grupos de Gestantes e/ou Crianças de Até 6 Anos”, realizado no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria), bairro de Santa Edwiges.

Esta nova etapa foi mais uma vez ministrada pela psicoterapeuta e consultora da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), Cristiane Freitas Lima Nascimento. Isto faz parte do Curso de Formação para Multiplicadores Agapi – Arapiraca Garante a Primeira Infância.

Ela abordou em sua explanação o conceito de “criação de grupos de reflexão e vivências”, lidando com componentes emocionais e reflexivos ligados às atividades em sociedade. “Este espaço é para trocas, para que as gestantes tenham uma experiência significativa umas com as outras, melhorando assim, ao final, seu vínculo com seu filho”, diz.

A especialista frisou sobre a consciência que as profissionais de Arapiraca têm acerca da base que é a saúde mental de uma criança e suas primeiras relações com a família.

“Investir, trabalhar a formação e fortalecimento de vínculos desde a gestação é o nosso principal foco. E isto sendo abordado utilizando recursos arte e arte-terapia, mobilizando e sensibilizando as pessoas”, completa.

Um novo momento com a consultora do Fundação Maria Cecília Souto Vidigal será realizado em setembro.

Em consonância a isto, o Curso de Formação para Multiplicadores Agapi vem realizando o módulo “Espaços Lúdicos” com a presença de profissionais da Saúde, Assistência Social e Educação, que atenta para o “Direito do Brincar”, colocado inclusive na Constituição Federal Brasileira, contemplando os direitos à cultura, ao lazer, à educação, à cidadania, sendo executados de maneira integrada e incrementando o desenvolvimento integral das crianças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *