Dia do Feirante: centro de negócios, Arapiraca possui 12 feiras

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou recentemente os dados do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Caged) no país e Arapiraca foi listada, mesmo em meio à crise, como a 12ª cidade onde mais se abriu postos de trabalho.
Este momento vivenciado pelo município não seria capaz sem a presença cultural e socioeconômica das feiras livres. E, nesta terça-feira (25), é comemorado o Dia do Feirante.
Por sua vez, a história das feiras se mistura com o nascimento da cidade de Arapiraca. Em 1884, instalou-se o que veio a se tornar a maior feira livre do Brasil, a nossa tradicional Feira Livre de Arapiraca, que funciona às segundas-feiras, nos bairros do Baixão e Centro.
Existem, além desta, mais 11 feiras pelo município, caracterizando-o polo de serviços e negócios da região Agreste.
“Com o empenho e a vontade de melhorar Arapiraca a cada dia, nós pudemos crescer e almejar nos tornarmos hoje uma metrópole do futuro”, diz a secretária Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Semics), Myrka Lúcio, ressaltando a atividade econômica intensa proporcionada pelos feirantes.
Afora a Feira Livre de Arapiraca, que é palco tanto de negócios como de nossa cultura popular – o multi-instrumentista Hermeto Pascoal deu seus primeiros acordes por lá –, a cidade possui ainda as seguintes feiras:
Feira | Bairro | Dia da Semana | Ruas Ocupadas |
Brisa do Lago | Conjunto Habitacional do Brisa do Lago | Domingo | Principais vias do local |
Fumageira | Primavera | Domingo | Rua Engenheiro Camilo; Rua 31 de março; Rua Sargento Benevides Rua Olinda; Rua Braz Vieira |
Baixão | Baixão | Domingo |
Av. Miguel Correia Amorim |
Brasília | Brasília | Quinta-Feira | Rua Senador Rui Palmeira; Rua Firmino Leite; Rua Domingos Barbosa |
Itapoã | Itapoã | Sábado | Rua Nossa Srª da Salete; Rua Nossa Srª do Ó |
Rua São Paulo | Senador Teotônio Vilela | Domingo |
Rua São Paulo; |
Jardim Esperança | Jardim Esperança | Domingo | Praça Maria das Dores |
Jardim Tropical | Jardim Tropical | Domingo | Rua Adão Henrique |
Canafístula | Canafístula | Domingo | Rua Lúcio Vital |
Feira Fixa da Fumageira | Primavera | Domingo a Domingo | Praça Eloísio Lopes |
Feira do Atacado | Centro | Quatas e Quintas |
Estacionamento do Mercado |
Tradicional | Centro e Baixão | Segunda-Feira | Rua Mauricio Pereira Rua Teodorico costa Rua do Sol Rua Pedro leão Rua Tiradentes Rua Miguel Correia Amorim Rua Padre Cícero Rua José Lopes da Silva Rua Manoel Ângelo Tavares |