31 de agosto de 2015

Célia destaca ampliação do número de Escolas em Tempo Integral

Primeiro município de Alagoas e um dos pioneiros em todo o Brasil na implantação do modelo de escolas em tempo integral, Arapiraca terá mais uma unidade de ensino do gênero.

Na manhã desta segunda-feira (31), a prefeita Célia Rocha participou, no Palácio República dos Palmares, em Maceió, da solenidade para anúncio oficial dos nomes das 13 novas Escolas de Tempo Integral da Rede Estadual de Ensino.

No início deste ano, o governo inaugurou a primeira unidade – a Escola de Tempo Integral Marcos Antônio, no bairro Benedito Bentes, em Maceió.

Ao lado do vice-prefeito Yale Fernandes e da secretária Municipal de Educação, Gorete Queiroz, a prefeita Célia Rocha acompanhou o governador Renan Filho e o vice-governador e secretário de Educação, Luciano Barbosa, revelarem os municípios e os nomes das escolas selecionadas para serem transformadas e adaptadas ao novo modelo de ensino integral e profissionalizante.

Epial

Durante a cerimônia, foi anunciado o nome da Escola Estadual Isaura Antônia Lisboa (Epial), localizada no bairro Baixão, em Arapiraca, como uma das 13 unidades selecionadas pelo governo para fazer parte do conjunto de Escolas em Tempo Integral, em 13 regiões distintas de Alagoas.

A coordenadora da 5ª CRE de Arapiraca, Wilany Félix Barbosa, e a diretora da Escola Epial, professora Edilma Gomes, estavam presentes à solenidade que também reuniu outros 12 diretores de escolas e representantes das outras 12 Coordenadorias Regionais de Ensino. Na ocasião, o vice-governador e secretário de Educação, Luciano Barbosa, fez questão de frisar que o processo para escolha das escolas foi feito de forma democrática e criteriosa para atender a todas as regiões de Alagoas.

“O governador Renan Filho sabe e tem acompanhado de perto e tem dado total apoio nesse trabalho de resgate da Educação em nosso estado”, disse Luciano, citando como exemplos as revisões de contratos que oneravam os cofres públicos.

Avanços

“Após a revisão desses contratos, conseguimos uma economia de 27 milhões para investimentos nas próprias escolas. Implantamos o programa escola da hora, com o repasse de mais de cinco milhões e meio diretamente para as unidades, que agora têm verbas para a manutenção dos prédios e outros serviços que antes não chegavam à comunidade escolar”, acrescentou Barbosa.

Além do programa de repasse de verba para as escolas, Luciano Barbosa também lembrou de outras ações, como a implantação do sistema de videomonitoramento em mais de 60% das unidades de ensino, do programa de alfabetização que já qualificou mais de dez mil alagoanos e alagoanas, bem como serviços de reformas e ampliação dos prédios escolares.

Revolução

Por sua vez, o governador Renan Filho falou das dificuldades financeiras por que passa Alagoas e o Brasil, enaltecendo o trabalho de toda equipe da Secretaria de Educação. Ele afirmou que a verdadeira revolução no ensino se faz com trabalho, planejamento, compromisso e, acima de tudo, o zelo na aplicação dos recursos públicos no setor, sempre contando com o apoio de toda a sociedade.

Renan Filho disse que a meta é estabelecer 14 escolas em funcionamento integral a partir de fevereiro de 2016, e mais 24 unidades no ano de 2017, totalizando investimentos com recursos dos cofres estaduais da ordem de mais de R$ 17 milhões somente na estruturação das unidades de ensino. A prefeita Célia Rocha foi bastante procurada pela imprensa, para falar da experiência de Arapiraca na implantação do modelo de ensino integral.

O município conta hoje com 11 escolas do gênero. São mais de cinco mil jovens que recebem novos conhecimentos nos dois turnos, incluindo também aulas de reforço, atividades extra-curriculares como dança, música, pintura, ensino profissionalizante e refeições cinco vezes ao dia. “É muito gratificante ver um exemplo que começou em Arapiraca ser propagado em todo o estado de Alagoas”, declarou a prefeita.

“Não é fácil manter um modelo de ensino integral, principalmente nos municípios alagoanos, que dependem quase que exclusivamente de repasses federais. Por isso, conclamo toda a sociedade para unir forças em defesa da Educação como saída para o futuro de Alagoas e do Brasil”, completou Célia Rocha.

A solenidade ocorrida no Palácio República dos Palmares ainda contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa Estadual (ALE), deputado Luiz Dantas; presidente do Tribunal de Contas de Alagoas, Otávio Lessa; prefeito de São José da Tapera, Jarbas Ricardo, representando os outros gestores municipais no evento, além do aluno Leandro Barbosa Ferreira, diretores de escolas, coordenadores de ensino e convidados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *