20 de julho de 2015

Viana destaca parceria da prefeitura para funcionamento do Polo

 

 

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Pablo Viana, concedeu entrevista coletiva, na manhã desta segunda-feira (20), para apresentar aos profissionais de imprensa o cronograma de ações para o funcionamento do Polo Tecnológico Agroalimentar de Arapiraca, localizado na comunidade de Bananeiras.

A coletiva de imprensa foi realizada no auditório do Planetário Municipal e Casa da Ciência, no Lago Perucaba, e contou com a presença do secretário de Agricultura de Arapiraca, Rui Palmeira de Medeiros; do diretor de Parques Tecnológicos da SECTI, Geraldo Oliveira, e dos professores e coordenadores dos cursos de Agronomia e Química da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), José Vieira, Cícero Gomes e Vinícius Del Colle.

Durante a entrevista, o secretário de Ciência e Tecnologia destacou a parceria com a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Ufal, Uneal, Fundação de Amparo á Pesquisa em Alagoas (Fapeal), cooperativas e setor produtivo local.

Pablo Viana disse que, apesar das dificuldades financeiras enfrentadas pelo governo estadual, os investimentos em ciência e tecnologia estão garantidos, afirmando que a iniciativa segue uma determinação do governador Renan Filho.

Viana informou que o governador Renan Filho cobrou o início das atividades e garantiu que o governo investirá cerca de R$ 40 mil por mês no Polo.

O governo visa incentivar uma cooperação entre os entes interessados, a fim de que a operacionalização seja viabilizada.

Ainda de acordo com o secretário, a estrutura do polo recebeu investimentos nas áreas de infraestrutura e segurança, a exemplo de processo de licitação para contratação de empresa na área de segurança, uma vez que a prefeitura já havia doado o terreno e estava dando apoio até a conclusão do processo.

Pablo Viana também acrescentou que está sendo implantada uma rede de internet avançada para as pesquisas e troca de informações com outras instituições parceiras, bem como a reforma e ampliação no sistema de energia elétrica e abastecimento de água.

Após a coletiva, secretário e comitiva seguiram até a comunidade de Bananeiras, onde visitaram as dependências do Polo Tecnológico Agroalimentar de Arapiraca.

“Com isso, esperamos, agora, a apresentação dos projetos até o dia sete de agosto, para que possamos traçar os planos de ação para fortalecermos as pesquisas e dinamizar a cadeia produtiva da mandioca e da fruticultura também”, frisou o secretário.

O Polo Tecnológico Agroalimentar de Arapiraca, localizado na comunidade de Bananeiras, conta com laboratórios de Meteorologia, Produtos Derivados da Mandioca, Hortaliças e Frutas, Análise de Solo e Irrigação e Laboratório de Análise Químico-Microbiológica.

Além disso, o espaço de pesquisa terá uma Miniusina de Álcool, que aproveitará os estudos feitos a partir do amido da mandioca.

O secretário municipal de Agricultura, Rui Palmeira de Medeiros, reafirmou a parceria da administração da prefeita Célia Rocha com o governo estadual.

“Estamos juntos desde o início desse projeto para funcionamento do Polo Agroalimentar, que vai fortalecer a cadeia produtiva da mandioca e, também, outras áreas da agricultura familiar no município e região, que somam mais de 90% das terras nas mãos de pequenos produtores rurais”, completou Rui Medeiros.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *