8 de julho de 2015

Ubiratan Pedrosa defende mobilização de secretários de Saúde

P { margin-bottom: 0.21cm; direction: ltr; color: rgb(0, 0, 0); }P.western { font-family: “Times New Roman”,serif; font-size: 12pt; }P.cjk { font-family: “WenQuanYi Micro Hei”; font-size: 12pt; }P.ctl { font-family: “Lohit Hindi”; font-size: 12pt; }

                                                                                               Fotos: Paulo Rios

O secretário de Saúde de Arapiraca, Ubiratan Pedrosa, assumiu, nesta segunda-feira (6), a presidência do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL).

A nova diretoria, eleita para o biênio 2015/2017, tem como vice-presidente a secretária de Saúde de Pão de Açúcar, Normanda Santiago.

A nova diretoria tomou posse em solenidade que ocorreu no Hotel Jatiuca, em Maceió, e contou com a presença de secretários municipais, prefeitos, deputados estaduais e federais e da secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszormirska, do presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Fernando Monti, entre outras autoridades.

 

Em seu discurso, Normanda Santiago destacou as ações realizadas durante os dois anos que esteve como presidente do Cosems/AL, a exemplo da luta pela implantação do Piso Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias; celebração de convênio com Organização Pan- Americana de Saúde (Opas) para realização de oficinas de capacitação dos gestores municipais; lançamento dos manuais de gestão; articulação com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e a bancada federal pela luta por mais recursos para saúde, entre outras iniciativas para o fortalecimento do SUS em Alagoas.

 

“Não é fácil ofertar serviços de saúde com qualidade com poucos recursos. Precisamos fortalecer o SUS neste País, principalmente em Alagoas e, para isso, é fundamental o apoio político”, afirmou Normanda Santiago, solicitando um maior investimento do governo do Estado para os municípios e agradecendo o apoio dos prefeitos, parlamentares, secretários e técnicos de saúde e dos funcionários do Cosems/AL.

Mobilização 

Durante o evento, o novo presidente do Cosems/AL, Ubiratan Pedrosa, ressaltou a importância do Cosems/AL para a mobilização na busca de maior financiamento para a saúde e falou das dificuldades que os municípios vêm passando para garantir os serviços aos usuários do SUS. Na ocasião, Pedrosa informou que no ano passado os municípios investiram, em média, 22% na saúde, a Lei determina 15%, e em Arapiraca foram investidos 31,45%.

“Com relação ao financiamento é fundamental deixar claro que o SUS hoje, somados os recursos municipais, estaduais e federal para cuidar de todas as demandas inerentes à saúde de nossa população, dispõe de cerca de R$ 600 por habitante/ano. Isso significa menos do que se paga mensalmente por um plano de saúde um segurado de faixa etária mais avançada”, exemplificou  Ubiratan Pedrosa, destacando a importância do Cosems/AL, do apoio político e da sociedade para melhorias na saúde em Alagoas.

O presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Fernando Monti, evidenciou a atuação da Normanda Santiago diante do Cosems/AL durante os dois anos que ela foi presidente do Conselho e também destacou a trajetória do novo presidente, Ubiratan Pedrosa, na construção do SUS como médico sanitarista. Na oportunidade, ele reforçou a dificuldade atual dos secretários de saúde para atuar com poucos recursos e falou da necessidade de discutir o pacto federativo, porque mais de 30% da conta da saúde estão ficando com os municípios.

  “Chegamos ao limite, não é possível fazer expansão em saúde, por isso precisamos discutir o pacto federativo, não é só a questão de recursos, precisamos discutir as responsabilidades de cada ente federativo”, afirmou Monti, destacando a importância da municipalização da saúde e do SUS para sociedade brasileira.

Presente à solenidade de posse, a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, ressaltou a parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Cosems/AL para fortalecer a regionalização da saúde e reafirmou o apoio do governador Renan Filho aos municípios. “Sem dúvidas, precisamos fazer uma frente em favor de melhorias para saúde em Alagoas, por isso, a Sesau está de portas abertas para juntos lutarmos por melhorias no SUS”, disse.

Ainda durante o evento, o prefeito de Pão de Açúcar e secretário geral da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Jorge Dantas, falou da importância da parceria da AMA com o Cosems/AL para discutir melhorias para os municípios na área da saúde. Dantas também destacou a dificuldade para ofertar serviços do SUS à população e evidenciou a problemática de manter um Hospital de Pequeno Porte (HPP) no município.

Na oportunidade, o deputado federal, Marx Beltrão, também garantiu apoio aos municípios e à nova diretoria do Cosems/AL e disse que foi criada uma comissão no Congresso Nacional para discutir a questão do subfinanciamento na saúde. Na ocasião, falou de sua experiência como prefeito e citou a dificuldade que passou e que, muitas vezes, o município investia mais de 15¨% da receita liquida arrecadada na área da saúde. 

A cerimônia de posse contou ainda com a presença da secretária de Saúde de Maceió, que representou o prefeito Rui Palmeira, Sylvana Medeiros; da prefeita de Arapiraca, Celia Rocha; da presidente do Conselho Municipal de Saúde de Maceió, Flávia Citônio; dos deputados estaduais, Francisco Tenório, Bruno Toledo e Carimbão Júnior; do deputado federal, Givaldo Carimbão; e do diretor financeiro do Conasems, Mauro Junqueira.  

 

A nova diretoria do Cosems/AL é composta pelo secretário de Saúde de Arapiraca, Ubiratan Pedrosa Moreira, como o novo presidente; pela secretária de Saúde de Pão de Açúcar, Normanda da Silva Santiago, como vice-presidente; pelo secretário de Saúde de Jacaré dos Homens, Clodoaldo Ferreira da Silva, como secretário geral; pelo secretário de Saúde de Capela, Alessandro Ramos Moreira, como primeiro-secretário; pelo secretário de Saúde de São Miguel dos Campos, José Sival Clemente da Silva, como diretor financeiro; e pelo secretário de Saúde de Craíbas, Diorgenes Costa da Silva, como tesoureiro.

Para o Conselho Fiscal foram eleitos Marta Varallo Corte, secretária de Saúde de Cajueiro; Augusto Silva Melo da Rocha, secretário de Saúde de Olho D’Água das Flores; e Morgana Thereza Gomes de Oliveira, secretária de Saúde de Messias. Os suplentes são Sylvana Medeiros Torres, secretária de Saúde de Maceió; Rodrigo Buarque Ferreira de Lima, secretário de Saúde de Jundiá; e Aérton Lessa Neto Limeira, secretário de Saúde de Palmeira dos Índios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *