22 de junho de 2015

Plano Municipal de Educação tem 20 metas

O Plano Municipal de Educação (PME) tem sido motivo de debates acalorados. De um lado estão as pessoas contrárias à utilização dos termos "igualdade de gênero" e "orientação sexual".

O texto foi amplamente discutido, inclusive em audiência pública e conferência, realizadas em maio deste ano, na Escola Professor Benildo Medeiros e no Planetário Municipal.

O documento não cita a ideologia de gênero, como alguns têm espalhado. A palavra ideologia não aparece.

O Plano propõe respeito à diversidade, seja de gênero, de cor, de poder aquisitivo ou orientação sexual.

O objetivo do documento é garantir os direitos iguais e ensino público de qualidade.

Ao contrário do argumento apresentado por alguns, não existe proposta de doutrinação sexual para os alunos.

No planejamento da formação dos professores é que inclui estudos sobre como lidar com as questões da sexualidade e diversidade, para que os educadores saibam lidar com todos os tipos de situações em sala.

Além disso, o estudo sobre sexualidade não aparece na educação infantil na formação dos professores, apenas em relação a temáticas como violência contra a mulher, diversidade indígenas, idosos e afrodescendentes.

O Plano Municipal de Educação foi elaborado de modo participativo, com a representatividade local, incluindo Secretaria de Educação, conselheiros municipais de Educação, profissionais de Educação, diretores, coordenadores, especialistas, servidores, sindicatos, estudantes, Conselho Tutelar, resultando na construção democrática como política pública de Educação.

Metas

O PME tem 20 metas, todas em consonância com as diretrizes já elencadas e que entrará em vigor de 2015 a 2025.

Esta semana, neste dia 22 de junho, vai ao plenário da Câmara de Vereadores para votação em regime de urgência.

O objetivo do Plano é superar desafios como: erradicar o analfabetismo; universalizar o atendimento nas escolas; melhoria da qualidade do ensino; promoção da sustentabilidade socioambiental; promoção humanística, cientista e tecnológica; formação integral do ser humano aliada com a formação para o trabalho; valorização dos professores;

difusão dos princípios de equidade, do respeito à diversidade e gestão democrática da Educação.

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