CDL Arapiraca apoia iniciativa do projeto Centro Limpo
Quem não quer ver nosso lar bem cuidado, limpo e organizado? Com essa prerrogativa, a Prefeitura de Arapiraca vem realizando o projeto Centro Limpo, importante fator na reordenação do local, tanto trabalhando junto aos ambulantes quantos aos lojistas que insistem em utilizar a calçada para comercializar seus produtos, atrapalhando a acessibilidade.
A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Arapiraca lançou nota, por meio de sua direção, apoiando a iniciativa: “Dando mais dinamismo ao centro comercial de Arapiraca, a Prefeitura tem efetuado ações para que o cidadão possa transitar com o direito de ir e vir assegurado, bem como dando mais fluidez com a mobilidade no trânsito. Um centro mais limpo e tranquilo. Por uma Arapiraca mais forte, limpa e organizada”.
O trabalho está sendo reconhecido também pelo cidadão, visto que o município é um dos mais importantes polos de negócios do estado de Alagoas. O professor de Letras da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Ronaldo Leão, revelou que esta semana saiu de casa e, ao dirigir pelo Centro, sentiu algo diferente.
“As ruas estavam mais livres, o trânsito mais rápido, um Centro mais organizado – mais parecido com uma cidade moderna. Logo me dei conta de que a razão da mudança era a ausência de carros de mão estacionados nas calçadas, de vendedores ambulantes atrapalhando o fluxo de carros etc. Enfim, o Centro estava limpo, como deveria ser. Parabéns à Prefeitura pelo trabalho. Espero que continue assim. Não se administra bem uma cidade permitindo que todos façam o que bem querem em qualquer lugar alegando que precisam trabalhar”, comenta o professor Ronaldo Leão.
Segundo a secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Rita Nunes, há uma determinação da Prefeitura para que estes trabalhadores não circulem no perímetro do Centro, mas apenas em redor. “Isto já foi levantado em reuniões e levado aos meios de comunicação, no entanto, eles insistem. Sabemos que são pais e mães de família, comercializando e levando algo para dentro de suas casas, no entanto, há de se fazer cumprir o que diz o Código de Posturas do Município. Para isso, há o Mercado Público e todos os outros bairros de Arapiraca”, diz, ressaltando que a medida deixa o bairro do Centro mais organizado.
Ela esclareceu que produtos apreendidos, desde bancadas de hortifrutti a carrinhos de milho, são devolvidos intactos após autuação e diálogo franco com cada trabalhador autônomo, na sede da secretaria, situada no Centro Adminstrativo Antônio Rocha, conscientizando-os da necessidade de um município mais ordenado e mostrando o mapa do perímetro que eles podem transitar.
No dia 28 de abril último, a Prefeitura fez uma ação surpresa com o projeto Centro Limpo, retirando diversos produtos irregulares das vias públicas. A ação foi coordenada pela Seduh e contou com a participação da Polícia Militar, Pelopes e vigilantes municipais. Quem foi autuado pela primeira vez pagou R$ 100 para retirar os materiais de circulação e as pessoas reincidentes nesse tipo de infração estão sujeitas a multas até R$ 200.