15 de maio de 2015

Vínculos afetivos marcam a vida da criança, diz especialista

O bebê já sente desde a barriga da mãe. Pesquisas mostram que ele já sabe o que é doce e azedo, sabe quando é dia ou noite, sente o mundo ao seu redor mesmo estando na placenta.

Isto foi levantado em evento no Planetário Digital, nesta sexta-feira (15), para dezenas de educadores e professores de Centros de Educação Infantil (CEI), escolas municipais e profissionais dos territórios que em o Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi) atende.

A psicóloga Luana de Freitas Pereira, e a consultora do Fundo das Nações Unidas Para a Infância (Unicef), Carolina Velho, realizaram o seminário “Vínculos Afetivos Marcam por Toda a Vida e o Direito de Brincar”.

Foram pontuados o papel da creche hoje, estimulando e desenvolvendo as cognições neste ambiente assistencialista. “Mais que isso, em casa, deve haver afeto. Os vínculos afetivos marcam a vida dos pequenos. Em locais como as creches, isto é muito bem trabalhado com a interação social e construção da subjetividade de cada um”, diz a psicóloga, que é especialista em Gestão Clínica.

Para isso, ela apresentou alternativas de espaços chamados “Cantinhos Fofo, da Leitura e do Faz de Conta”.

“As crianças devem ser crianças, brincar. Assim, elas melhor desenvolvem seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social”, completa Luana de Freitas Pereira.

Ainda nesta sexta (15), às 14h, haverá caminhada do Ginásio Municipal João Paulo II até a Escola de Circo Teófanes Silveira, no Bosque das Arapiracas. Em seguida, apresentação do espetáculo “O Circo Chegou” e escolha do bebê-prefeito 2015, encerrando as atividades da IV Semana 100% Mamãe Bebê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *