30 de maio de 2015

Renata Calheiros visita Espaço Nascer em Arapiraca

              

Uma das últimas visitas da primeira-dama Renata Calheiros na manhã deste sábado (30), antes de continuar a participar de ações do Governo Presente ao lado do marido e governador de Alagoas, Renan Calheiros (PMDB), foi conhecer as instalações do Espaço Nascer – Unidade de Referência à Gestante de Alto Risco e Pediatria, mantido pela Prefeitura de Arapiraca em parceria com o governo federal.

O Espaço Nascer fica no bairro Alto do Cruzeiro e atende, especialmente, gestantes em alto risco por uma equipe multidisciplinar composta por três obstetras, uma clínica, três pediatras, uma enfermeira, uma assistente social, uma psicóloga, uma nutricionista e profissionais do setor administrativo que recepcionam e encaminham as pacientes para atendimento.

              

Acompanhada da secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Roseane Cavalcante de Freitas, Rosinha da Adefal, e dos secretários municipais de Saúde, Ubiratan Pedrosa; e de Planejamento, Cícera Pinheiro, a primeira-dama Renata Calheiros conversou sobre os serviços oferecidos pelo espaço e como o Estado poderá contribuir para manter e melhorar ainda mais a assistência a gestantes de alto risco.

“A prioridade do Governo Presente é fazer essa integração de ações com os municípios e, a partir daí, analisar os serviços que poderão ter a parceria do Governo do Estado e, com isso, melhorar cada vez mais a assistência à população, como é o caso do Espaço Nascer”, frisou Renata Calheiros.

Ela disse, ainda, que levará para o governador Renan Calheiros a proposta apresentada pelo secretário municipal de Saúde, no sentido de fortalecer a manutenção do projeto.

Diminuição de mortalidade

              

Na ocasião da visita da primeira-dama, o secretário de Saúde de Arapiraca, Ubiratan Pedrosa, informou que o índice de mortalidade de gestantes de alto risco caiu no município devido ao trabalho do Espaço Nascer.

“Essa visita da primeira-dama é muito importante porque o município precisa de uma madrinha que o ajude a manter este projeto e, assim, continuar a dar mais assistência à mulher”, disse Pedrosa.

Segundo informações da assistente social do Espaço Nascer, Deyse Lúcio, no ano de 2014 a Prefeitura de Arapiraca realizou mais de cinco mil atendimentos. Foram 2.552 gestantes assistidas e 2.425 crianças que realizaram consultas preventivas.

Também no ano passado 517 gestantes de alto risco tiveram acompanhamento de toda a equipe multidisciplinar.

“Todo esse acompanhamento contribuiu para que o Município de Arapiraca diminuísse a mortalidade dessas mulheres e das crianças também”, afirmou Deyse Lúcio.

A assistente social ressaltou, ainda, que o Espaço Nascer atende também gestantes de áreas descobertas pelo Programa Saúde na Família (PSF).

              

Para a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (SEMDH), Rosinha da Adefal, a visita a fez sentir vontade de estar grávida e ser mãe de novo.

“Estou impressionada com todo esse serviço de saúde em Arapiraca e vamos nos engajar para melhorar o atendimento e a manutenção deste espaço”, comentou Rosinha.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *