4 de maio de 2015

Projeto de Arapiraca ganha prêmio nacional de cultura

P { margin-bottom: 0.21cm; }A:link { }

O Projeto Mães Leitoras de Arapiraca foi agraciado com o Prêmio Nacional Boas Práticas em Bibliotecas Públicas pelo Ministério da Cultura.

A escolha também passou pela Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas/ Sistema Nacional de Bibliotecas.

O Ministério da Cultura publicou edital contemplando o município de Arapiraca e outros entes da Federação que idealizaram projetos de incentivo à leitura em bibliotecas públicas.

O projeto Mães Leitoras, Costurando a Leitura para seu Filhos ficou em 18º lugar entre 52 projetos escolhidos pelo Ministério da Cultura.

Idealizado no ano de 2011, ainda durante a gestão do ex-prefeito Luciano Barbosa, o projeto Mães Leitoras, Costurando a Leitura para seus Filhos está recebendo novos incentivos da administração da prefeita Célia Rocha (PTB) e da secretária de Cultura, Tânia Santos, e da secretária de Educação, Gorete Queiroz.

De acordo com a bibliotecária Wilma Nóbrega, o projeto conta com a participação das arte-educadoras Fabiana Salsa e Maria Cristina Tininha.

O objetivo do projeto é envolver as mães dos alunos das escolas municipais com a produção de livros de panos e de materiais acessíveis às crianças nos espaços públicos mantidos pela Prefeitura de Arapiraca.

As mulheres, em uma primeira etapa, participam de oficinas técnicas para, em seguida, repassar os conhecimentos para os alunos.

"Nossa proposta é incentivar a prática da leitura entre mães e alunos, com muita criatividade e imaginação, além de, num futuro próximo, estimular a criação de uma cooperativa para geração de renda com as mães que residem na comunidade", acrescentou Wima Nóbrega.

A bibliotecária revela que o projeto é realizado nas Arapiraquinhas, as bibliotecas públicas digitais de bairro, que são coordenadas pela professora Eliane Bezerra, e também estendido para as escolas do município.

Wilma Nóbrega adiantou que já foram adquiridas novas máquinas de costura e materiais de suporte de apoio do projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *