25 de maio de 2015

Célia e Renan vão inaugurar Casa de Acolhimento em Arapiraca

             

Entusiasmada com o ‘Governo Presente’ que vai chegar à Arapiraca na próxima sexta-feira (29), a prefeita Célia Rocha e o governador de Alagoas Renan Filho (PMDB), vão inaugurar na próxima sexta-feira, às 16h30, a Casa de Acolhimento, que vai trabalhar na assistência a dependentes químicos e menores infratores na região.

Durante o final de semana a prefeita se reuniu com o secretário estadual de Prevenção Social à Violência (Seprev), Jardel Aderico, o subsecretário Clóvis Benevides, além de membros da secretaria e representantes municipais de setores da Saúde, Assistência Social e órgãos ligados às secretarias que trabalham com pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A Casa de Acolhimento vai funcionar em um prédio que fica no cruzamento das ruas Barão de Alagoas e São João, no bairro Alto do Cruzeiro, e contará com três equipes de especialistas em dependentes químicos e menores infratores, como também com três viaturas que virão de Maceió para Arapiraca.

             

O encontro aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal, Antônio Rocha, e serviu para dar uma ampla visão dos serviços já desenvolvidos no município, mas que precisam de apoio efetivo do governo estadual.

“Agora Arapiraca está vivendo um novo momento político e essa parceria efetiva com o Governo do Estado, que antes não existia, vai aprimorar cada vez mais os serviços que já prestamos à população em todos os setores e, principalmente na saúde, educação e na prevenção à violência”, destacou a prefeita Célia Rocha.

Ela disse, ainda, que o trabalho de parceria que reforça o elo de união entre as secretarias municipais e, agora, estaduais vai contribuir para melhorar os serviços e o planejamento das ações municipais, que ainda persistem em deficiências para se atingir os objetivos desejados.

O secretário estadual da Seprev, Jardel Aderico, ressaltou que a determinação do governador Renan Filho é colocar no topo das ações das políticas públicas em Alagoas a prevenção à violência, que assola o estado nos indicadores sociais.

“O governador escolheu Arapiraca para implantar a primeira Casa de Acolhimento no interior do estado para dar suporte aos trabalhos de prevenção social e à violência na cidade e aos demais municípios do Agreste”, informou Jardel Aderico.

Aderico foi sistemático em seu pronunciamento e disse que não só as equipes do governo estadual, mas também dos municípios precisam se reorganizar e rever a sistemática de trabalho às prevenções sociais e à violência.

“A criminalidade tem aumentado no estado e a forma como os criminosos vêm atuando mudam de estratégica e precisamos também nos reorganizar para enfrentar a violência e assim reduzirmos a criminalidade, Precisamos garantir o desenvolvimento social da comunidade em geral”, enfantizou Aderico.

Exemplo de ações

Durante a reunião a prefeita Célia Rocha destacou exemplos importantes de ações em conjunto com a Polícia Militar e a integração de secretarias em bairros como Manoel Teles e Primavera que apresentam altos índices de violência em Arapiraca.

Ela pediu para que os representantes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Apoio Psicossocial de Álcool e Drogas (Caps-AD), entre outros, presentes ao encontro, apresentassem um pequeno diagnóstico da realidade local e as ações já realizadas nas comunidades em risco de vulnerabilidade social para que os representantes da Seprev tivessem um breve conhecimento da realidade local.

              

Participaram do encontro os secretários municipais de Governo, José Lopes; de Saúde, Ubiratan Pedrosa; de Assistência Social, Anadja Gomes, de Educação, Maria Gorete, a coordenadora de Saúde Mental, Cledja Maria, o coordenador municipal do Conselho Antidrogas (Comad), José Matias, do Conselho Tutelar, Thiago Pereira, representantes do Caps, a diretora Wagda da Costa e Edileuza Jacinto Leão, entre outros colaboradores e os membros da Secretaria Estadual de Prevenção Social e à Violência (Seprev).

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *