4 de maio de 2015

Arapiraca se prepara para nova edição da Semana 100% Mamãe Bebê

A mulher leva a vida consigo. É dela que nasce todo o amor e carinho que cultivamos ao longo de nossa trajetória. E a atenção à primeira infância é um dos pilares estruturais em Arapiraca.

Os olhares, contudo, não se voltam apenas para as crianças, mas, também, para as mães que são acompanhadas de perto desde o período de gestação até o puerpério – aquela fase pós-parto.

Para reverenciar estes trabalhos feitos junto à comunidade, o município vai realizar, com o apoio do Fundo das Nações Unidas Para a Infância (Unicef), mais uma edição da Semana 100% Mamãe Bebê.

O evento acontecerá entre os dias 10 e 15 deste mês de maio, com atividades voltadas tanto para a genitora quanto para a criança. Por sua vez, a Prefeitura realiza durante todo o ano acompanhamento, através do Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi) atuando já em 10 bairros.

Com efeito, o Agapi acabou atraindo olhares da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), a maior entidade do país no âmbito, que hoje é parceira do programa municipal. Várias consultorias estão acontecendo sobre pré-natal, amamentação e puericultura com profissionais da área de Saúde, Educação e Assistência Social.

Diversas ações de atenção básica, evidenciando a qualidade dos serviços ofertados pela Prefeitura, também estão em andamento como a Rede Cegonha, que busca garantir às gestantes acesso à informação e atendimento de qualidade; o Espaço Nascer, especializado em gestantes de alto risco; o Banco de Leite Humano, o qual oferta leite materno para bebês prematuros; e, ainda, investidas para redução da mortalidade infantil.

Avanço natal

Segundo o Relatório Epidemiológico 2014 da Secretaria Municipal de Saúde, no ano passado, não foi registrado nenhum óbito de criança com menos de um ano de idade que não tenha sido vacinada em campanhas preventivas e educativas.

Os dados são resultantes de uma comparação feita entre os anos de 2013 e 2014. As informações são consideradas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como critérios para a avaliação do estado de saúde da população local.

Outro item relevante é que o indicador de Arapiraca é um dos menores da região Nordeste, que também está conseguindo reduzir a taxa de mortalidade infantil em toda sua extensão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *