17 de maio de 2015

Arapiraca entra no combate ao abuso e exploração sexual infantil

Nesta segunda-feira (18), é reverenciado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e do Adolescente. O município de Arapiraca entrou nessa luta, a começar conscientizando o povo com distribuição de panfletos nas praças Deputado José Marques da Silva e Manoel André, e no Mercado Público, no Centro, a partir das 8h.

Durante esta semana, ações serão realizadas também em escolas municipais, bairros, comunidades e postos de combustíveis, por meio das secretarias Municipais de Saúde (SMS), de Educação (SME) e de Assistência Social (Semas) e do Conselho Tutelar.

Para as praças Marques e Manoel André e Mercado Público, a Prefeitura levou informação falando sobre as causas do abuso e exploração sexual e a violência dentro das famílias, com o objetivo de mobilizar os arapiraquenses e engajá-los.
"Esse contato com o público é muito relevante para que possamos mostrar que existem vias de combate e denúncia deste tipo de crime. É só discar 100 ou ligar para o 3539-1217, que o anonimato é garantido”, diz a coordenadora da ação, a psicóloga Valéria Montoni, que está à frente do Centros de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) municipal.

O Creas possui uma equipe multiprofissional – com psicólogo, advogado e assistentes e orientadores sociais – para dar suporte à vítima e suas famílias, sempre fazendo avaliação, acompanhamento e encaminhamento dos envolvidos.

Segundo ela, durante todo este mês também, palestras vem acontecendo nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Arapiraca sobre o assunto.

De forma lúdica, contando com o grupo Informação, Educação e Comunicação (IEC), uma peça teatral terá o tema em foco, despertando os espectadores para a importância deste dia.

Estas ações têm por trás as equipes técnicas municipais da Promoção da Saúde e Coordenação da Saúde da Criança, do Creas, do Cras e do Serviço de Conveniência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), além de parceria com Sesc e Sest/Senat.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *