8 de maio de 2015

Arapiraca é referência no Projeto Ver-SUS

P { margin-bottom: 0.21cm; }A:link { }

O Ministério da Saúde enviou carta para a prefeita Célia Rocha, o secretário Ubiratan Pedrosa e à superintendente municipal de Atenção à Saúde, Noélia Lira, destacando a participação de Arapiraca no Projeto Ver-SUS.

No final do ano passado, jovens universitários foram recebidos em Arapiraca por uma comissão formada por acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Psicologia, Assistência Social, Terapia Ocupacional, Nutrição, entre outras áreas do conhecimento de várias instituições de ensino superior, a exemplo da Ufal, Uncisal, Uneal e Unopar.

Arapiraca foi o primeiro município de Alagoas a adotar o novo modelo do projeto, que tem o apoio do Ministério da Saúde, Rede Unida, Fiocruz, Conselho de Saúde, UNE, entre outros órgãos e representações populares.

Os estagiários conheceram de perto a realidade e o trabalho desenvolvido nas unidades de saúde, hospitais e centro de apoio à saúde em Arapiraca. Os jovens acadêmicos acompanharam a rotina dos atendimentos na saúde pública.

O projeto é um diferencial na formação acadêmica, pois prepara os futuros profissionais para o mercado de trabalho e para a realidade da profissão.

O projeto Ver-SUS/Brasil possibilita a imersão teórica, prática e vivencial dentro do sistema de saúde dos territórios de abrangência. A imersão é uma metodologia onde o participante fica 24 horas por dia, durante todo o período da vivência, disponível para atividades do projeto.

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que deu total apoio ao projeto, é formada pela diretora da Atenção Especializada, Edna Veríssimo; Noélia Lira, Superintendência do Departamento da Atenção à Saúde, diretora da Atenção Básica, Rafaela, e Raissa, graduanda em Odontologia, e Carlos, graduando em Enfermagem.

Também fazem parte do grupo, a equipe da Vigilância em Saúde:Aglaí Tojal, Fátima Ramalho, Ijoancira Rosa e Maísa, da coordenação de Educação Permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *