Prefeitura e Ufal criam grupo para discutir melhorias na cidade
A união de forças entre duas instituições para a efetiva melhoria do município. Desta forma, a Prefeitura de Arapiraca e Universidade Federal de Alagoas (Ufal) campus Arapiraca estão criando um grupo de discussão, planejamento e execução para ponderar alguns tópicos para o avanço local.
Nesta quarta-feira (8), houve reunião na Coordenação da Ufal com secretários e técnicos municipais e professores e direção da academia, pautando temas como plano-diretor, Agenda 21, cadastro imobiliário e planta genérica de valores, entre outros.
“Arapiraca é uma locomotiva que não para e não adianta que façamos medidas emergenciais diante das fragilidades que possuímos. Por isso, a importância de um momento como este e a criação deste grupo”, diz a secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Rita Nunes.
Em análise, o plano-diretor da cidade ainda está em período de revisão e deve ser atualizado a partir dos estudos e apontamentos que o grupo fará em breve.
“Há a necessidade ainda de uma conscientização por partes das pessoas para construírem lotes em áreas permitidas pela Administração Municipal, que por sua vez deve fiscalizar e cobrar taxas dos que não cumprirem o que delimita o plano”, coloca a diretora-geral da Ufal, Eliane Cavalcanti.
Uma próxima reunião foi marcada para o dia 29, às 9h, no Centro Admnistrativo Antônio Rocha, bairro de Santa Edwiges. Além de Rita Nunes, estiveram no encontro desta quarta (8), os secretários Municipais de Planejamento (Seplan), Cícera Pinheiro; de Meio Ambiente e Saneamento, Ivens Barbosa; e o subsecretário de Finanças, Linderlei Ferreira, além de técnicos da SMTT, Seduh e Seplan e docentes da Ufal, dos cursos de Arquitetura e Engenharia Civil.