11 de fevereiro de 2015

Portal literário “esquece” livros em praças de Arapiraca

Ler é ter poder. É possuir conhecimento – coisa que aparentemente ninguém pode roubar de nós. Só pegar emprestado.

Por outro lado, há quem o divida. Quem o compartilhe. E esse é, pelo menos, o papel em branco do portal literário LeroWhite: instigar para que as pessoas escrevam suas histórias umas com as outras, repassando livros.

É o que vai acontecer nesta quinta-feira (12) pela manhã, na cidade de Arapiraca. Os integrantes deste grupo irão “esquecer” mais de 100 obras em vários pontos do município, incluindo praças e até o shopping.

O LeroWhite pensou e articulou esta ação pré-carnavalesca, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Casa da Cultura de Arapiraca e Biblioteca Municipal Professor Pedro de França Reis, apenas querendo que o mundo leia e seja lido.

Segundo os organizadores, os livros doados estarão nas praças Luiz Pereira Lima, conhecida como Praça da Prefeitura; na Deputado José Marques da Silva; na Manoel André; na dos Curis; na São Pedro; no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves; e no Arapiraca Garden Shopping.

“Com essa troca – seja de favores sutis, seja de livros diversos -, cria-se um caldeirão de boa vontade pelo literato. Estimulamos a doação de publicações que você já tenha lido. Por quê? Porque sim. Porque faz bem pra você, que está repassando a tocha da sabedoria e do poder; pro mundo, visto que são menos tinta e papel utilizados e os recursos renováveis agradecem; e pro outro, este ser que você nem conhece, mas encherá seu mundo de romances, poesias, fantasias e aventuras particulares após o simples ato de ler uma obra”, diz Janu Leite, produtor cultural e fundador do portal.

Para ele, o sentido maior é repassar a obra. “Depois de ler, passe adiante! Vai adiantar… você vai ver, mesmo que a longo prazo”, comenta, ressaltando que o LeroWhite está nas redes sociais e, em breve, lançando um site próprio.

Na última segunda-feira do ano passado, estes incentivadores culturais fizeram uma feira literária na Praça Luiz Pereira Lima, doando mais de 250 publicações de romances universais, livros infantis, de auto-ajuda e de gestão, dentre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *