13 de janeiro de 2015

Arapiraca realiza Seminário do Pacto Nacional de Alfabetização

A educação como primeiro plano. A prefeita Célia Rocha está colocando em pauta em sua gestão o constante cuidado com as pessoas. E os pequenos arapiraquenses são o real futuro desta cidade. Pensando nisso, a prefeita tem investido na educação de base, aderindo às metas do Governo Federal.

Na manhã e tarde desta terça-feira (13), aconteceu no Ginásio Municipal João Paulo II, no Parque Ceci Cunha, o II Seminário do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa, o PNAIC. Encabeçado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), o evento levou à tona os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano nas mais de 50 escolas da Rede Municipal de Ensino.

Tendo como público-alvo os professores alfabetizadores do pacto, coordenadores pedagógicos, diretores, supervisores educacionais e técnicos da SME, este segundo seminário mostrou os trabalhos desenvolvidos em todas as instituições de ensino municipais, como a Escola de Ensino Fundametal Lindinalva Eulália de Farias, que expôs a atividade “Jogos Pedagógicos”, e a Escola de Ensino Fundamental Maria das Dores de Carvalho Lima, relatando experiências a partir da confecção de tabelas e gráficos e suas importâncias.

“É um trabalho belíssimo feito por esses educadores que temos em nosso município. Alfabetizar as nossas crianças arapiraquenses nos três primeiros anos do Ensino Fundamental – que é a meta do PNAIC em si – é uma das tarefas mais recompensadores que podemos ter. E o avanço dos índices está acontecendo de forma sistemática. Com empenho e seriedade desses gestores de escolas e professores municipais, além de parcerias com a Universidade Federal de Alagoas [Ufal], os resultados vêm. A Educação carece ser conduzida por pessoas que conheçam o contexto local e a prefeita Célia Rocha é, decerto, uma delas”, diz o subsecretário da SME, Valtencir Barbosa.

A coordenadora local do PNAIC, Lucicleide da Silva, relatou a importância também de seminários como este, pois, para ela, a educação é processual, com passos pequenos sendo dados lado a lado até o objetivo alcançado. “E a Secretaria Municipal de Educação sempre nos permitiu que conduzíssemos nossas atividades de formação do pacto, a fim de identificarmos os avanços nos índices de aprendizado dos nossos alunos, com práticas pedagógicas efetivas na sala de aula”, comenta.

Por fim, a professora Joelma Ferro fez um relato de sua experiência como orientadora de estudos para o  Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa. O evento contou ainda, no início, com a apresentação do Coral Pontes de Miranda, da escola de mesmo nome.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *