27 de dezembro de 2014

Programa Agapi já é referência nacional

P { margin-bottom: 0.21cm; }

 

As ações do programa Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi), que são voltadas para cuidar das crianças e gestantes, já colocam o município como referência nacional na busca constante da melhoria da qualidade de vida e a confiança no futuro.
O Agapi é uma das mais importantes ações da gestão da prefeita Célia Rocha (PTB), com a mobiliação de toda a estrutura do governo municipal, em parceria com renomadas instituições.

Exemplo disso é a integração do trabalho com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal- com sede em São Paulo e uma das maiores referências da América Latina.

As atividades foram iniciadas no ano passado, com a promoção de oficinas temáticas para agentes comunitários, professores, diretores de creches, diretores dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e para as equipes de saúde da família.

São capacitados mais de 400 técnicos para orientar e acompanhar as gestantes e bebês até completarem seis anos de idade.
De acordo com a secretária de Planejamento, Cícera Pinheiro, além dos cuidados com a saúde das gestantes e dos bebês, como pré-natal, aleitamento materno e vacinas, a equipe técnica do Agapi também desenvolve ações em dez comunidades vulneráveis.

O trabalho inclui ações voltadas para evitar acidentes domésticos, impedir que a criança seja exposta à violência e reforçar hábitos de higiene, entre outros cuidados, cujas competências familiares são preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).
O Agapi é um programa que está sendo desenvolvido a partir de um trabalho intersetorial entre as secretarias Municipais de Planejamento, Saúde, Assistência Social e Juventude (Semas), Educação, Cultura e Turismo (Sectur) e Políticas para as Mulheres e os conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente e Tutelar, entre outras instituições públicas, particulares e filantrópicas da sociedade de Arapiraca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *