12 de dezembro de 2014

Jovens talentos da terra se apresentam no Festival de Música

A nova geração sempre vem. É inerente, inevitável. E com ela, a mudança. Novas ares, novas ondas sonoras. Deste modo, na segunda noite de apresentações do I Festival de Música de Arapiraca, vários novos artistas fizeram suas performances no palco montado na arena da Praça Luiz Pereira Lima, bairro do Centro.

Gratuito, o evento tem levado cada vez mais gente para o local de convergência cultural. Segundo Teófanes Silveira Jr., o “Juninho Silveira”, o momento é de troca rítmica e de conhecimento puro, visto que o festival está tomado por crianças interessadas.

Prova disso foram os pequenos notáveis que subiram ao palco e fizeram diversos números utilizam o microfone, guitarra e até bateria, “competindo” sadiamente por um violão doado pelo Jozão Instrumentos.

Com o apoio cultural da Prefeitura de Arapiraca, o evento em si tem como portfólio o próprio público, que seguidamente prestigia e aplaude aos que pisam no stage, um por vez.

Nesta quinta-feira (11), a presença do renomado baixista Ney Conceição abrilhantou ainda mais a noite, ele que tocou com João Bosco, Elba Ramalho, Naná Vasconcelos e Sivuca. Afora, antes de se apresentar junto aos músicos arapiraquenses, ele deu workshop para uma plateia lotada e participativa.

“A internet está aí para facilitar de certo modo a vida dos que militam na música. Mas as muitas informações acabam por atrapalhar o aprendiz por ele não saber por onde começar. É preciso estudar com afinco seu instrumento. A ‘estrela’ maior, no fim das contas, sempre é e deve ser a música. Vocês, nesta sala, são a gama de guerreiros musicais deste país. Parabéns aos organizadores deste evento e a vocês, sobretudo”, diz Ney Conceição, entre uma mostra e outra de dinâmica pelo braço maple de seu baixo Fodera.

Para o professor de Artes, o maceioense Luciano Falcão, isto embeleza ainda mais o teor e a proposta do festival. “Arapiraca parece que sempre está despontando na frente de tudo. É impressionante, inimaginável ter um cara com o gabarito do Ney aqui nessa terra, nos ensinando um pouco de sua bagagem pessoal e tocando com nossos artistas. Que este festival venha para ficar”, pontua.

No palco com o baixista, subiram Paulo Franco, da banda Gato Negro; Jéclysson Taboca, da Senhora Rita; Jéssica Tenório, da Dona Flô; Janu Leite, do Janu e os Matutos Urbanos; Henrique Belo, o “Kveira”, da banda Rusty Power; Diego Duarte; e Lourenço Roque. Em sua maioria, tocaram músicas próprias.

Nesta mesma pegada, haverá no sábado (13), no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, o “Momento Autoral” justamente para apresentar canções dos nossos jovens músicos ascendendo, como Gato Negro, Janu e os Matutos Urbanos, Macaco Sabiá, Oluap Rap Music, Verena, Delta de Vênus e Alfabeto Numérico.

Nesta sexta (12), também no Mercado, acontece shows de Noaldo do Acordeon e Art & Choro, a partir das 20h. O guitarrista arapiraquense à frente da Escola de Música Talenthus, Mohab Canuto, por sua vez, ministrará um workshop gratuito na Casa da Cultura às 18h.

No cronograma dos próximos dias, a participação de músicos conceituados como o cantor e guitarrista Herberth Azzul, afilhado, músico e parceiro de Alceu Valença; e o baterista alagoano Carlos Balla, que já participou de trabalhos de Gal Costa, Marina Lima, Emílio Santiago, Simone, João Bosco, Maria Bethânia, Chico Buarque, Roberto Carlos, Jorge Vercillo, Sandra de Sá, Nana Caymmi e Caetano Veloso e hoje figura novamente nas baquetas por trás da música do outro alagoano Djavan. Além de Ney Conceição, figurou também por Arapiraca se apresentando e dando workshop, o tecladista e arranjador carioca Paulo Calasans.

Veja como foi o primeiro dia neste link aqui.

Confira a programação completa:

Quarta-feira (10)
– Praça Marques da Silva, às 10h
Intervenções musicais com Cicah Jusce-AL

– Casa da Cultura, às 18h
Workshop com Paulo Calasans – RJ

– Praça Luiz Pereira Lima, às 20h
Show com músicos locais (Participação de Paulo Calasans);

Quinta-feira (11)
– Casa da Cultura, às 18h
Workshop com Ney Conceição-PA

– Praça da Prefeitura, às 20h
Show com músicos locais (Participação de Ney Conceição);

Sexta-feira (12)
– Praça Marques da Silva, às 10h
Intervenções Musicais com Cicah Jusce-AL

– Casa da Cultura, às 18h
Workshop com Mohab Canuto Campos-AL

– Mercado do Artesanato
Show com Noaldo do Acordeon-PB
Show com Art & Choro;

Sábado (13)
– Casa da Cultura, às 18h
Palestra com Dr. Eduardo Albuquerque sobre "Voz! Um toque à distância"

– Mercado do Artesanato, às 15h
Momento Autoral: Gato Negro, Janu e os Matutos Urbanos, Macaco Sabiá, Oluap Rap Music, Verena, Delta de Vênus e Alfabeto Numérico
Às 19h, show com Sons e Dons
Show com Heberth Azzul-AL; e

Domingo (14)
– Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, às 15h
O Som que Cura-AL

-Parque Ceci Cunha, às 17h
Encontro de Bateristas, com Carlos Balla

– Mercado do Artesanato, às 20h
Show com Ricardo Lopes Jazz Trio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *