Instituições e sociedade participam do Dia Contra a Corrupção
P { margin-bottom: 0.21cm; }
Nesta terça-feira (9), a cidade de Arapiraca vai sediar a nona edição do Dia Internacional Contra a Corrupção.
O evento será realizado pela primeira vez no interior de Alagoas, e Arapiraca foi escolhida pela Controladoria Geral da União (CGU), por conta do apoio que a gestão da prefeita Célia Rocha (PTB) tem dedicado em parceria com a organização das entidades que promovem as palestras e debates acerca da participação popular na fiscalização das contas públicas.
De acordo com o analista de controle da CGU/AL, Sérgio Studart, no início deste ano, a prefeita Célia Rocha firmou convênio de parceria técnica para que procuradores, controladores e secretários municipais participassem de cursos e treinamentos com especialistas da Controladoria Geral de União.
A CGU é o órgão do Governo Federal responsável pela defesa do patrimônio público, transparência e combate à corrupção.
O Dia Internacional Contra a Corrupção foi consolidado em Convenção das Nações Unidas e assinada por diversos países, no dia nove de dezembro de 2003, na cidade de Mérida, no México.
A ideia central é fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção no mundo todo.
O evento em Arapiraca ocorrerá no auditório do Planetário Municipal, no Lago Perucaba, e contará com a presença da prefeita Célia Rocha; advogado da União, André Luiz de Almeida Mendonça; Procurador-Geral de Justiça do MPE/AL, Sérgio Jucá, além de representantes da Fórum de Combate à Corrupção em Alagoas (FOCCO/AL), entidade que reúne Polícia Federal (PF), Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE), e mais 20 outras instituições.
Também irão participar do evento, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Controladoria Geral do Estado de Alagoas, Sinteal, Advocacia-Geral da União (AGU), Polícia Militar de Alagoas, entre outras entidades.
Ainda de acordo com Sérgio Studart, o evento é destinado a representantes dos conselhos municipais, universidades, representantes do poder público, Câmara de Vereadores e de movimentos sociais.
Ele adiantou que o evento tem abertura marcada para as nove horas, com a realização de palestras, debates com a participação popular.