28 de novembro de 2014

Festival do Abacaxi atrai agricultores de vários municípios

Um marco para Arapiraca. Foi este o sentimento da prefeita Célia Rocha ao vislumbrar empiricamente o que representava o I Festival do Abacaxi do Agreste Alagoano, ocorrido nesta sexta-feira (28), na zona rural do município.

O evento aconteceu na Associação de Mini e Pequenos Produtores de Abacaxi da Região do Agreste de Alagoas (AMPPARA), na comunidade do Poção, referência no cultivo da fruta, chegando a exportar para outros municípios e estados circunvizinhos.

“Isto aqui é resultado do trabalho da Judite Caetano, presidente desta associação, que sempre vem até nós, poder público, solicitando incentivos. E estão aí um novo galpão entregue por nós e um caminhão novinho também, conseguido graças ao empenho do senador Fernando Collor”, diz a prefeita Célia Rocha.

Segundo ela, um festival como este reitera a força que Arapiraca tem no cultivo do abacaxi, posto que os municípios de Taquarana, Coité do Nóia e Limoeiro de Anadia também integram este evento por se destacarem no plantio e comercialização da fruta.

“Começamos fazendo broas e hoje expandimos o nosso negócio, fazendo bolos e tortas de abacaxi”, comenta Valdere Alves dos Santos, de 30 anos, integrante do Grupo de Mulheres de Itapaúna, em Taquarana. Hoje, a associação tem seis anos e o trabalho vem dando resultados positivos.

O local estava tomado por diversos estandes com hortaliças, legumes, frutas diversas e até artesanato como do projeto Cerâmica de Passagem – considerado Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas –, do projeto Luarte Reciclar e da arte de Jacson Lima, de Limoeiro de Anadia, fazendo miniaturas com materiais recicláveis.

Conforme Adriana de Souza, que lida com abacaxi no Poção, a chegada do caminhão entregue pela Prefeitura ajudou bastante. “Conseguimos agora colocar seis toneladas de abacaxi para comercializar e isto nos ajudou muito no translado da mercadoria, graças ao empenho da prefeita Célia”, conta.

A fruta é uma das que compõem os produtos recebidos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de Arapiraca, que vai para a mesa de 36 instituições que atendem à população com risco de segurança alimentar e nutricional.

Em parceria com o Sebrae/AL e o Banco do Nordeste, houve cursos, palestras, barracas típicas, apresentações de grupos folclóricos, feira gastronômica e shows culturais com Afrísio Acácio do Acordeon e o cantor Sandro Marques.

Para o secretário Municipal de Agricultura (Semag), Rui Medeiros, este é um evento que dá visibilidade a esta cultura, fazendo a integração tanto dos produtores rurais como das instituições que trabalham com o abacaxi.

Estiveram presentes, além dele e da prefeita Célia Rocha, o técnico da Semag, Manoel Henrique, e a secretária Municipal de Gestão de Pessoas, Patrimônio e Documentos, Lúcia de Fátima Quieroz. Agentes da SMTT deram suporte a todo o evento.

O festival atraiu agricultores familiares de vários municípios vizinhos de Arapiraca, a fim de aprenderem mais sobre o cultivo desta fruta e sobre linhas de crédito nas instituições bancárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *