Estudantes fazem intervenção artística em praça de Arapiraca
Por trás da Igreja do Santíssimo Sacramento, na Praça Bom Conselho, bairro do Centro de Arapiraca, jovens desfilavam cores em suas mãos e roupas, colorindo um dos muros em frente à loja Realce Calçados.
Eles, estudantes do curso de Arquitetura na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), fizeram no local peças em pattern – uma espécie de mosaico – com círculos se misturando em intersecção. Acima, escorria a tinta, “invadindo” os tais círculos.
Esta representação substancial tem uma explicação, segundo Camila Oliveira, uma das alunas por trás da intervenção. “A nossa intenção em fazer a tinta escorrendo, entrando nos círculos, é de indicar que a ‘mistura’ tem que acontecer! No sentido de que ninguém pode viver no seu ‘círculo’, no seu mundinho… a mistura de ideias, de pessoas, a troca mesmo, o conhecer de novas culturas”, diz.
A Prefeitura de Arapiraca, em parceria com a Ufal e Dismoto Honda – que doou latões de tinta e pincéis de tamanhos variados –, apoiou a investida artística, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e e Meio Ambiente. Esta atividade fez parte da oficina "Estampando Nossa Cidade", do Congresso de Arquitetura Mambembe, realizado em maio deste ano.
“Queríamos proporcionar um novo olhar para o arapiraquense e sensibilizá-lo, ele que passa pelo local todos os dias indo ao trabalho e mal percebe as coisas ao seu redor”, diz Camila Oliveira. Os estudante de Arquitetura que vieram para o congresso à época fizeram diversas outras dinâmicas pela cidade, conhecendo museus e pontos turísticos.