9 de novembro de 2014

Célia anuncia em coletiva as medidas para conter crise do FPM

P { margin-bottom: 0.21cm; }

Está confirmada para as oito horas desta terça-feira (11)), no Centro Administrativo Municipal, a entrevista coletiva da prefeita Célia Rocha (PTB) para anunciar as medidas administrativas que já foram adotadas, e outras que serão iniciadas nos próximos dias, como forma de conter a crise financeira que está castigando o município de Arapiraca e grande parte das cidades de pequeno e médio portes, no estado de Alagoas e, também, em várias regiões do Brasil.

Somente nos últimos meses, o município de Arapiraca já perdeu mais de 30% das receitas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), entre outros tributos que mantêm a máquina pública em funcionamento.

“Tenho uma vida pública pautada em cuidar das pessoas, mas estamos vivenciando o limite de uma situação muito difícil para todos nós”, salienta a prefeita.

Célia Rocha cita como exemplos de tentativas de conter a ‘sangria’ financeira na adoção de medidas, no início deste ano, como a redução na cobrança do pagamento do IPTU, implantação do Programa de Recuperação Fiscal (Refis), com descontos acentuados para contribuintes devedores, entre outras atitudes.

“Infelizmente, essas medidas não tiveram o apoio que esperávamos. Por conta disso, só este ano as já deixamos de arrecadar e perdemos mais de 30% das receitas previstas para pagamento das folhas salariais dos servidores efetivos, contratados e com cargos em comissão”, desabafa Célia Rocha.

 

Cronograma de pagamento

 

 

A prefeita também citou os deveres e compromissos com o Tribunal de Contas e o Ministério Público. “Eles cobram muito da gente, mas precisamos ter um respaldo. Hoje, o gestor só é penalizado, mas precisamos contar com mais apoio também”, relata.

Célia revela que vem mantendo uma série de reuniões com todos os secretários municipais, a fim de ajustar cada vez mais os investimentos e os compromissos com servidores e fornecedores.

“Estamos com alguns planos em mente, e esperamos que, com essas medidas, possamos anunciar investimentos para obras sociais e um cronograma de pagamento que tranquilize os nossos queridos servidores”, acrescenta a prefeita Célia Rocha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *