SMTT alerta sobre os riscos de acidentes em dias de chuva
As chuvas que têm caído neste mês de outubro é um fator incomum em toda a região de Arapiraca. Segundo informações meteorológicas, as causas vêm de uma frente fria que avança o território, vinda do mar, na Região Nordeste.
Esse fenômeno natural atinge diretamente a situação do trânsito nas cidades. Em Arapiraca o quadro não é diferente e tem provocado acidentes em rodovias e ruas da cidade. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) alerta os condutores sobre os riscos de acidentes em dias de chuva.
A última colisão aconteceu nesta sexta-feira (10) chuvosa, na AL-220, nas imediações do Arapiraca Garden Shopping, na Avenida José Alexandre, envolvendo dois veículos: uma caminhoneta S10 e uma caçamba, que colidiu na traseira da S10.
Segundo o superintende de Transportes e Trânsito, Ricardo Teófilo, os condutores precisam aumentar os cuidados ao volante, além de manter a distância adequada entre veículos e dirigir com a velocidade compatível com a via.
“Diante das circunstâncias, orientamos os motoristas e motociclistas que trafeguem na faixa correta da via e respeitem, sobretudo, a velocidade e à sinalização”, pontuou Ricardo Teófilo.
O superintendente frisou ainda os cuidados que os condutores devem ter, também, com a manutenção dos veículos. “É importante que o condutor verifique as condições dos pneus, elétricas, freios, lataria, retrovisores e itens de segurança como cinto de segurança e outros”, destacou Teófilo.
Atenção de condutores e pedestres
A SMTT alerta também para que os pedestres prestem atenção no trânsito e atravessem sempre na faixa de pedestre e andem pelas calçadas.
Os condutores de veículos devem usar o cinto de segurança, andar no limite de velocidade permitido pela via, acender luzes baixas dos faróis, ligar a seta de direção do veículo e prestar atenção as placas sinalizadoras.
Já os condutores de motocicletas devem usar o capacete, inclusive o passageiro, andar na faixa direita da via, ligar a seta de direção do veículo e dar preferência aos veículos de grande porte.
Em agosto de 2013 a revista Veja publicou matéria especial sobre acidentes de trânsito com o título: “Assassinos ao volante”. Na reportagem, Veja divulgou os pecados dos motoristas que 98% dos acidentes de trânsito são causados por erro ou negligência humana.
Sobre os erros dos condutores publicados na revista, o superintendente da SMTT de Arapiraca, Ricardo Teófilo, chama-os de “Os 7 Pecados Capitais dos Motoristas”. “É fundamental que o condutor respeite às leis”, concluiu.
Veja, abaixo, a reprodução das principais falhas cometidas pelos brasileiros nas ruas e estradas:
1º – Usar o celular ao volante – Ler uma mensagem de texto com o carro a 60 Km/h equivale a percorrer 76 metros às cegas (sem ver nada);
2º – Dirigir alcoolizado – Em 21% dos acidentes, pelo menos um dos condutores havia bebido;
3º – Dirigir colado na traseira do carro à frente – Responde por 12% dos acidentes registrados nas rodovias federais;
4º – Dirigir acima da velocidade permitida – 12% dos acidentes são resultado dessa infração;
5º – Deixar de ligar a seta – Trocar de faixa sem ligar o sinalizador obriga o motorista na pista ao lado a frear bruscamente, às vezes sem tempo hábil para evitar a batida;
6º – Deixar de usar o cinto de segurança – Em uma colisão frontal a 60 km/h, um passageiro que viaja no banco de trás sem cinto é arremessado com um peso equivalente a 1000 quilos, esmagando quem está na frente;
7º – Não fazer a manutenção do veículo – A falta de cuidados mecânicos causa o dobro dos acidentes provocados por ultrapassagens proibidas.
Fonte: Observatório Nacional de Segurança Viária