8 de outubro de 2014

Outubro Rosa: campanha é iniciada com mulheres do 4° Centro

P { margin-bottom: 0.21cm; } Na manhã desta quarta-feira (8), a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou a abertura da campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero, o “Outubro Rosa”. Acompanhado de membros da Secretaria de Saúde e por mulheres de toda a comunidade, o secretário Ubiratan Pedrosa percorreu as principais ruas do bairro Itapuã, simbolizando o início da campanha em Arapiraca. O Outubro Rosa é uma campanha que surgiu em meados dos anos 90 nos Estados Unidos, com a finalidade de orientar as pessoas sobre os riscos ocasionados pelo câncer de mama, apontando-o como o segundo que mais mata em todo o mundo. Em Arapiraca, a equipe técnica da Saúde da Mulher elaborou uma programação que visa os cuidados preventivos ao câncer em destaque, já que diante das estatísticas ele aparece com 20% de incidência. Atendendo a população do bairro Itapuã e dos que se consultam na Unidade Básica de Saúde (UBS) Francisco Lima, foram realizadas palestras sobre o autoexame das mamas, câncer de mama e autoestima com enfermeiras e psicólogas do Núcleo Apoio à Saúde da Família (Nasf), avaliação bucal para câncer oral, momento da beleza, Clínica Vida Bella e a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Semics), sala de relaxamento para as mulheres, coleta de citologia, solicitação de mamografia e atendimento médico às mulheres da comunidade. A coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Pollyana Patrícia, informou que apesar de ser raro, os homens também podem apresentar sintomas do câncer de mama e que as atenções devem ser as mesmas. “Para cada 100 mulheres acometidas pelo câncer, pelo menos um homem também está sofrendo de câncer. Pra que se possa perceber a gravidade da situação, mais de 100 homens faleceram devido o câncer de mama. Portanto, é de extrema necessidade que eles também façam o autoexame e caso seja percebido alguma anormalidade, o recomendado é procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência e realizar o diagnóstico mais aprofundado”, disse a coordenadora. Este ano, a campanha conta com o apoio dos núcleos da Secretaria Municipal de Saúde, do Serviços Social do Comércio (Sesc), clínica Vida Bella e da empresa de cosméticos Avon. Confira a programação pelas comunidades AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *