1 de outubro de 2014

Dia do Idoso: comunidade Bananeira recebe ações voltadas à saúde

P { margin-bottom: 0.21cm; }

Na manhã desta quarta-feira (1°), a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou na comunidade Bananeira, ações diretamente relacionadas à saúde da população, em comemoração ao Dia Nacional do Idoso.

O intuito do projeto desenvolvido nesta manhã é mostrar a importância das mudanças de atitudes com os idosos, buscando formular estratégias políticas e práticas em todos os setores, concretizando enormes potencialidades do envelhecimento no século XXI.

Na ocasião, a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade Bananeiras realizou palestras de incentivo a melhoria à qualidade de vida da população, com orientações básicas sobre a dentição, cuidados específicos para que seja evitado o câncer bucal.

Atenta aos benefícios que são atribuídos por uma alimentação saudável, a equipe técnica da Promoção da Saúde e os nutricionistas da UBS serviram um café da manhã a base de frutas orgânicas e ricos em nutrientes.

O grupo Informação, Educação e Comunicação (IEC) de forma descontraída encenou o espetáculo “Violência contra o Idoso”, o qual retrata os maus tratos feitos a esse público, tanto dentro da sua própria família, quanto no ambiente exterior.

Além das ações já realizadas pelos eventos da Secretaria de Saúde, o fisioterapeuta Jimme Costa do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) realizou atividades físicas com o intuito de ativar os receptores de equilíbrio dos idosos.

“É incentivar e mostrar a eles que a atividade física pode ser praticada em qualquer lugar e com qualquer idade, basta querer”, disse o fisioterapeuta.

Contente, o agricultor José Celestino de Souza Torres, de 63 anos, destacou a importância das atividades e disse estar feliz pela assistência recebida.

“Hoje eu pude ter noção dos meus direitos, através do estatuto do idoso que foi disponibilizados a todos nós. Tirei minha carteirinha e recebi diversos atendimentos, aferir a pressão, tomei vacina e conferi a minha glicemia. Estou bastante feliz e realizado, a equipe está de parabéns”, exalta o agricultor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *