Alta gastronomia ganha contornos da mandioca em festival
A alta gastronomia está recebendo vários moldes da chamada nouvelle cuisine, a nova cozinha, nesta segunda edição do Festival Gastronômico de Arapiraca.
O refinamento, a reformulação de pratos e compilação de receitas fazem deste evento um marco na culinária local, por juntar ingredientes sofisticados com outros dando mais leveza.
É o caso do creme de mandioca que entrou na oficina do chef Breno Gama, do restaurante Maria Antonieta, que misturou isto a um tradicional prato italiano de Ragu di Ossoburo, na última segunda-feira (leia mais aqui).
O mesmo creme, à base desta raiz que é tema do festival, deu novos contornos também na oficina gratuita do chef arapiraquense Ricardo Ferro, nesta terça (14), o qual incorporou camarão com manga numa receita genuína. As aulas estão acontecendo na Arena Gastronômica, no hall do Arapiraca Garden Shopping.
“A mandioca, antes, era vista como alimento dos nordestinos. Hoje, com as pesquisas avançando, sabe-se de seu valor nutritivo e sabor à mesa. Por isso, cai bem em vários pratos”, diz ele, que no dia 15 de novembro vai abrir seu restaurante regional Catolé, na Rua Brasília, no bairro de mesmo nome.
No último domingo (12), Dia das Crianças, os pequenos arapiraquenses aprenderam a fazer cupcakes e sanduíches na oficinas ofertadas. O festival tem, em consonância, a realização também da 1ª Expomandioca do Agreste Alagoano. Treze restaurantes locais estão participando do evento gastronômico e prepararam pratos inéditos com a temática voltada para os “Sabores da Mandioca”.
A segunda edição do evento tem à frente as secretarias municipais de Cultura e Turismo (Sectur) e de Indústria, Comércio e Serviços (Semics), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel/AL) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o patrocínio do Serviço Nacional do Comércio (Senac), Serviço Social do Comércio (Sesc), Farinheira Canaã, Produtos Tio Vieira, Grupo Coringa, Hada, Produtos Tio Francisco e Arapiraca Garden Shopping.
Segundo a secretária Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Tânia Santos, ainda há vagas em algumas oficinas gratuitas. Os interessados precisam apenas se inscrever antes do início dos trabalhos. Veja a programação completa neste link aqui.