12 de setembro de 2014

Prefeitura firma parceria com Instituto Fecomércio de Pesquisas

P { margin-bottom: 0.21cm; }Com posição estratégica no Estado de Alagoas, o município arapiraquense convive com o aquecimento das vendas do seu comércio, principalmente durante as principais datas comemorativas. Pensando no compromisso com o público empreendedor, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Semics) firmou parceria com o Instituto da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio/AL) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com o intuito de promover a pesquisa de intenção de compras dos consumidores em datas pontuais. Conforme orientou Humberto Calmon, coordenador do Instituto Fecomércio, a parceria visa a solidificação de um banco de dados com informações específicas sobre o município, abrangendo a intenção de consumo e o subsídio para o planejamento de políticas públicas. Atentando para o desenvolvimento profissional dos acadêmicos, as pesquisas tem sido realizadas pelos estudantes dos cursos de Administração e Economia dos Campus Arapiraca e Sertão, supervisionados pelo professor Hérmani Magalhães. A primeira avaliação aconteceu entre os dias 21 e 25 do mês de julho, correspondendo ao Dia dos Pais, comemorado no dia 10 de agosto, e representou uma margem de 65% da intenção de compra por parte da população arapiraquense, de acordo com a pesquisa feita pelo Instituto. A próxima pesquisa acontecerá em referência ao Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro, e para os festejos natalinos, em dezembro. Para a secretária de Indústria, Comércio e Serviços, Myrka Lúcio, esta parceria contribuirá para o crescimento e desenvolvimento econômico dos empreendedores e do município. “As estatísticas mostrarão as possibilidades de crescimento da nossa cidade, dando condições ao empresariado local para a expansão do seu negócio, indicando parâmetros de onde se investir, contribuindo com políticas públicas direcionadas ao setor”, disse a secretária. Histórico de Arapiraca Uma pesquisa da empresa de consultoria norte-americana MCKinsey, encomendada pela revista Exame, aponta o município de Arapiraca como o sétimo no País com o maior poder de consumo, entre 100 cidades que integram regiões metropolitanas brasileiras. De acordo com a pesquisa que foi realizada em 2012, durante a gestão do ex-prefeito Luciano Barbosa, levou-se em conta as cidades de regiões metropolitanas com mais de 100 mil habitantes. O levantamento faz uma projeção de vendas até o ano de 2020. Segunda maior cidade de Alagoas, com uma população de 214 mil habitantes e um Produto Interno Bruto (PIB) de quase R$ 2 bilhões, Arapiraca volta mais uma vez a figurar com destaque positivo na mídia nacional, aparecendo como a sétima cidade com maior poder de consumo.

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