4 de agosto de 2014

Município promove campanha de prevenção a doenças em escola

Na tarde desta segunda-feira (4), a Prefeitura de Arapiraca iniciou na Escola de Educação em Tempo Integral Dom Constantino Lüers, na comunidade de Mangabeiras, a Campanha Nacional de Prevenção à Hanseníase e Verminose.]

Estiveram presentes na ocasião, os secretários Municipais de Saúde (SMS), Ubiratan Pedrosa Moreira; de Educação (SME), Ana Valéria Peixoto; a coordenadora da Vigilância em Saúde, Aglair Torjal; a representante do Ministério da Saúde (MS), Karla Barelli; a representante da Secretaria do Estado de Saúde (Sesau), Lúcia Acioly; da Atenção Básica, Ana Maria Laranjeiras; e da Cáritas Brasileira, Weslen Santana.

Com o tema “A Prevenção e Saúde Também São Matérias da Escola”, o evento retratou a criança e o adolescente no seu dia a dia dentro da instituição de ensino, assim como costumes e práticas não vistas que podem ocasionar em doenças.

A ação tem sido acompanhada de perto pela equipe técnica da Promoção da Saúde, a qual não tem medido esforços nas atividades de prevenção de doenças e melhoria na qualidade de vida.

Conforme orientou o secretário Municipal de Saúde, Ubiratan Pedrosa, os pais e professores devem estar atentos aos sintomas da hanseníase e verminoses, pois, devido a isso, fica visível o baixo rendimento durante às aulas.

“Não adianta querer que uma criança participe ativamente das aulas, se ela se encontra debilitada. É importante que os sintomas sejam identificados com brevidade, para que com isso o tratamento aconteça. Criança sadia é uma criança esperta e inteligente! Vamos cuidar atenciosamente delas”, destacou o secretário.

Impressionada com a parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, a representante do Ministério da Saúde, Karla Barelli, mostrou-se satisfeita por Arapiraca ter aderido à campanha, no momento em que poucos municípios brasileiros revolveram participar.

Ainda segundo ela, esse é um evento que contribui para a disseminação da informação de prevenção de doenças, tendo em vista que o alunado é o agente que transmite para seus familiares e amigos, as noções e ações aplicadas dentro da sala de aula.

De forma descontraída e animada, o grupo Informação, Educação e Comunicação (IEC) realizou uma intervenção artística intitulada “Um mal que tem cura”, na qual orienta as crianças à importância de se prevenir de doenças e ter uma vida saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *