22 de agosto de 2014

Dia do Folclore: sanfoneiros exaltam cultura popular nesta sexta

Conhecimento do povo. É isto o que, ao pé da letra, quer dizer a palavra “folclore”, junção das duas palavras folk e lore. E ele é muito mais que o Curupira, o Saci-Pererê, a Mula-Sem-Cabeça, o Boto – é a nossa história contada na oralidade, sendo passada de geração em geração.

São contos, lendas, danças, brincadeiras, festas e canções, que traduzem nossa cultura popular. E este dia especial será exaltado durante show no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, nesta sexta-feira (22), a partir das 20h.

Mais uma vez, o Som do Mercado leva para o público arapiraquense o projeto “Afrísio Acácio e Seus Convidados”. Nesta oportunidade, o mestre acordeonista leva para a concha acústica os sanfoneiros Miguel Vieira e Bastinho da Sanfona.

Nas edições passadas, houve Ditinha da Sanfona, Severo do Acordeon e Neide Morena. O Mercado do Artesanato tem um palco que serve de vitrine para os músicos da terra e tem frequente programação efetuada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. No local, há também o trabalho de nossos artesãos em dezenas de boxes.

No São João de Arapiraca deste ano, foi feita uma homenagem ao radialista e poeta José Cícero dos Santos, o Zé do Rojão, que faleceu em novembro último, aos 75 anos. No Mercado, em maio, aconteceu ainda o "Clássicos na Praça", levando música popular e erudita para o mesmo espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *