25 de agosto de 2014

Curso Nacional de Planetários tem início nesta segunda

P { margin-bottom: 0.21cm; }

Compondo um dos planetários mais modernos do Brasil, o município arapiraquense sedia entre os dias 25 e 28 de agosto, o I Curso Nacional de Manuseio de Planetários Digitais, idealizado pela agência Hiperlab Equipamentos Científicos.

Ministrado pelo renomado astrofísico espanhol, Raul Meireles, da equipe internacional de desenvolvimento de software de simulação astronômica “Nightshade”, o curso visa a capacitação dos profissionais, incentivando a maior utilização da tecnologia em sala de aula, assim como despertar o interesse dos alunos para a popularização da ciência no país e o aumento dos níveis brasileiros em rankings internacionais de avaliação.

O curso reuniu estudantes e profissionais que manuseiam planetários em todo o Brasil, a exemplo das cidades de Arapiraca-AL, Recife, Garanhuns, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Paulista e Lajedo, todos esses de Pernambuco, Ribeirão Pires-SP, Lavras e Belo Horizonte-MG, Porto Alegre e Pajé-RS, Rio de Janeiro, Natal-RN, Itajaí-SC, Jataí-GO e Dourados-MS.

A secretária Municipal de Educação (SME), Ana Valéria Peixoto, ao lado da diretora do Planetário Municipal Casa da Ciência, Janice Gomes, recepcionaram os participantes do curso em nome da prefeita Célia Rocha (PTB).

“Estamos bastante honradas em poder sediar esse curso. A cidade de Arapiraca só tem a ganhar com um evento de tamanha grandiosidade. Que esse seja o primeiro de vários outros cursos. As portas estarão sempre abertas para recebê-los”, disse a secretária.

No primeiro momento do curso, Raul Morales realizou uma demonstração, através de vídeo, das principais características de um planetário digitarium e do software, configurações gerais para o manuseio, simulações dos fenômenos terrestres e aulas de astronomia.

Confira a programação completa do evento AQUI.

O curso segue até a próxima quinta-feira (28), no Planetário Municipal Casa da Ciência, localizado no Lago da Perucaba, no bairro Zélia Barbosa Rocha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *