21 de agosto de 2014

Célia recebe membros do Conagreste e traça plano de trabalho

Em se tratando da destinação do lixo, Arapiraca está avançando em conversas com os prefeitos que integram o Consórcio Regional de Resíduos Sólidos do Agreste Alagoano, o Conagreste. A cidade encabeça este modelo adotado, que irá beneficiar ao todo 20 municípios.

Participaram do encontro realizado no Centro Administrativo Antônio Rocha a prefeita Célia Rocha, os secretários Municipais de Meio Ambiente e Saneamento, Ivens Barbosa, e de Finanças, Edina Pereira, e os prefeitos Manoel Costa Tenório, de Quebrangulo; Bruno Pedro, de Craíbas; e Fábio Aurélio, do Girau do Ponciano, além do superintendente do Conagreste, Genaldo Barbosa, para detalhar o programa de trabalho do consórcio, já habilitado.

“Queremos trabalhar numa gestão integrada para que este problema do lixo não se acumule e gere despesas futuras para Arapiraca e as demais cidades. Para isso, temos também que investir na educação ambiental do nosso povo, para que não haja desperdícios e, sim, conscientização quanto à coleta seletiva”, diz a prefeita Célia Rocha, ressaltando o caminho certo para garantir a sustentabilidade no município.

Por sua vez, o programa de trabalho está sendo alinhado em várias diretrizes que devem guiar os rumos do consórcio de agora em diante. Uma delas é valorizar e contribuir com a manutenção e aprimoramento de projetos de resíduos sólidos, existentes na região, quer sejam de iniciativa privada ou pública.

"Com o compromisso da nossa prefeita Célia, nós, de Arapiraca, estamos à frente do Consórcio do Agreste. O que precisamos agora é fortalecer nossos vínculos, todos os municípios envolvidos, em uma cadeia de ações que vão desde investimentos na educação ambiental até a diminuição de danos ambientais, buscando na verdade uma solução regional com o gerenciamento desses resíduos", diz o secretário Ivens Barbosa.

Com o empenho da prefeita, em março, foi assinada ordem de serviços para a execução dos Planos Estadual e Intermunicipais de Resíduos Sólidos, em solenidade ocorrida em Maceió.

Em abril, um encontro ocorreu em Arapiraca sobre o manejo dos resíduos sólidos em Alagoas pelo Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS), que faz a validação do diagnóstico da gestão destes materiais no estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *