29 de julho de 2014

Município avança nas obras de construção da UBS Vila Aparecida

No começo deste ano, a prefeita Célia Rocha anunciou uma série de obras pela cidade de Arapiraca. Um dos tópicos levantados e de maior importância por beneficiar diretamente a população foi a construção de novas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Foram anunciadas 10 delas e algumas já se mostram em estágio de obras avançado, como o caso da UBS Vila Aparecida, situada na zona rural do município e que atenderá centenas de famílias das localidades vizinhas.

"A unidade terá dois consultórios médicos e outro odontológico, além de salas de Educação em Saúde e de reidratação oral", diz Ubiratan Pedrosa, secretário Municipal de Saúde.

Já o secretário Municipal de Obras e Viação (Semov), Moyses Montenegro, afirma que os recursos no montante de R$ 646.781,30 foram obtidos do Ministério da Saúde (MS) para esta construção, que teve obras retomadas no início do mês de maio.

O local dará assistência ao povo arapiraquense, garantindo-lhes o direito à saúde e atendimento de qualidade – para tanto, a Prefeitura tem capacitado técnicos das UBS através do programa Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi), apresentando etapas da Puericultura Ampliada. Nesta quarta-feira (31), pela manhã, acontece encontro dos profissionais do 3º Centro de Saúde, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), bairro Santa Edwiges.

Em se tratando de estrutura, por sua vez, a UBS Vila Aparecida terá dois jardins, um interno e outro externo; estacionamento, incluindo vagas para pessoas com necessidades especiais, acessibilidade, consultório odontológico, dois outros consultórios médicos, salas de Educação em Saúde, de esterilização de equipamento, de espera, de reidratação oral, de atenção básica de enfermagem, de sutura e curativo, de dispensação de medicamentos, de imunização, de registro e de coleta, serviço social, pré-consulta, almoxarifado, escovódromo, expurgo, banheiros para o público masculino, feminino e deficientes, banheiros para funcionários, depósito de material de limpeza (DML) e copa.

Além da UBS Vila Aparecida, as unidades básicas do Vila Capim, Canaã, Bom Jardim, Poção e Massaranduba estão todas já em fase de alvenaria.

Desenvolvendo sempre ações em instituições da Rede Municipal de Ensino, capacitando seus técnicos e profissionais e focando na aquisição de remédios – até o mês passado foram adquiridos mais 270 tipos de medicamentos com o montante de mais de R$ 4 milhões –, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem trabalhado bastante na melhoria de vida dos cidadãos arapiraquenses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *