29 de julho de 2014

Arapiraca sedia capacitação do IMA em Cadastro Ambiental Rural

Na manhã desta terça-feira (29), aconteceu uma capacitação sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), no auditório da Federação das Associações Comunitárias de Arapiraca (Facomar), com a presença de técnicos de 20 municípios do Agreste alagoano.

O encontro foi realizado pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) em parceria com a Prefeitura de Arapiraca. Estiveram no local os secretários Municipais de Agricultura (Semag), Rui Medeiros, e de Meio Ambiente e Saneamento (Semasa), Ivens Barbosa. Desse modo, os técnicos poderão assistenciar nossos agricultores familiares.

Programa do Ministério do Meio Ambiente, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais.

Segundo o secretário Ivens Barbosa, o CAR refere-se no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental.

“Com a lei do novo Código Florestal, o nosso setor rural foi reconhecido por sua historicidade e importância para um ambiente ecologicamente equilibrado. Este Cadastro Ambiental Rural promoverá a identificação e integração de informações destes nossos imóveis rurais”, diz ele.

Desta feita, todos os técnicos da Semag participaram desta capacitação. “Eles receberam esta abordagem justamente para que possam ajudar nossos produtores e agricultores familiares, assistenciando-os no planejamento ambiental, monitoramento, combate ao desmatamento e regularização ambiental”, pontua o secretário Rui Medeiros.

A criação do CAR teve como base as experiências nos estados do Mato Grosso, Pará e Rondônia e sua primeira iniciativa como instrumento de regularização ambiental em âmbito nacional ocorreu com a criação do programa federal Mais Ambiente, instituído em 2009.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *