23 de julho de 2014

Agapi faz capacitação com técnicos em desenvolvimento infantil

Uma das maiores preocupações da Prefeitura de Arapiraca é em como os pequenos estão crescendo. Desta forma, para acompanhar devidamente esta trajetória foi criado o Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi). Neste mês de julho, o programa tem dado várias capacitações para técnicos da Secretaria Municipal de Saúde.

Nesta quarta-feira (23), a equipe do Agapi, vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento, esteve na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Canafístula, onde deu orientações sobre a sistematização do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento na UBS.

Assistiram à palestra da médica obstetra do Espaço Nascer, Gilzete Monsores, diversos técnicos e auxiliares de enfermagem, clínicos gerais, agentes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e ainda agentes comunitários de saúde (ACS), que ficaram a par das 1ª e 2ª etapas da Puericultura Ampliada.

A puericultura, em si, é uma ciência médica justamente que foca seus cuidados ao desenvolvimento infantil, tópico que o programa Agapi abraça e evidencia em suas regulares ações, chegando a ganhar destaque em fundações nacionais (leia aqui).

A médica palestrou que deve-se haver toda uma estrutura de atendimento para que mães, pais e pacientes sejam bem encaminhados com a promoção à saúde e prevenção de agravos colocados em pauta durante visitas à UBS.

“Temos que sensibilizar a comunidade para a importância do crescimento e desenvolvimento da criança desde o pré-natal e, deste modo, ainda na primeira semana de vida, fazer visitas domiciliares, testes do pezinho e da orelhinha, vacinação e monitoramento de icterícia”, diz a especialista Gilzete Monsores.

Pontos foram levantados também para os agentes administrativos do local para adequação, por exemplo, de agendamentos e controle de pacientes faltosos, intercalando as crianças de risco nestas listas, já que têm prioridade de atendimento. Ela falou também sobre o que engloba uma boa Unidade de Saúde com uma equipe disciplinar composta por pediatria, serviço social, nutrição, psicologia e fisioterapia.

A agenda do Agapi destas etapas de puericultura ampliada ainda se estende para o bairro Carrasco, nesta quinta-feira (24), na UBS; no Jardim das Paineiras, nesta sexta-feira (25), também na UBS do bairro; no 1º Centro de Saúde, dia 29, na Igreja das Guaribas; no Bom Sucesso, no dia 30, na UBS local; e no 3º Centro de Saúde, dia 31, no CRAS, no Centro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *