4 de junho de 2014

Técnicos do Bom Sucesso recebem capacitação do Agapi

P { margin-bottom: 0.21cm; }

Nesta terça(03), profissionais da saúde ,educação e assistência social, que trabalham no bairro Bom Sucesso, receberam mais uma capacitação referente ao programa Agapi- Arapiraca Garante a primeira Infância. Foram capacitados cinquenta e sete profissionais indicados por suas respectivas secretarias, para fazer parte do processo de implantação e execução do programa. Nesta quarta (04), a capacitação está sendo realizada na comunidade Canaã.

Segundo a secretária municipal de Planejamento, Cícera Pinheiro, o processo de capacitação inclue oito temas como parto humanizado, saúde bucal, pré-natal ampliado, rede Humaniza Sus,  entre outros.

Nessa segunda fase da capacitação que iniciou no final do mês passado, o tema abordado é puerpério ampliado, que trata do desenvolvimento infantil. Atualmente a puericultura está sendo chamada de pediatria preventiva. As capacitações estão sendo ministradas pela obstetra Gilzete Monsores, a enfermeira Clea Nobre e a assistente social, Iraci Cavalcante.

Ainda de acordo com a secretária, Cícera Pinheiro, alem do Bom Sucesso, as comunidades dos bairros Jardim das Paineiras, Cohab Nova, Canafístula, Manoel Teles, Pau D’Arco, Carrasco, Canaã, do 3° Centro e 1º Centro, foram escolhidas para a implantação e execução do Agapi. “ Foi realizado um diagnóstico para identificar as comunidades de maior vulnerabilidade social, e estas foram as que apresentaram os índices mais criticos” afirmou Pinheiro.

PROGRAMA AGAPI

O Agapi- Arapiraca Garante a Primeira Infância – é um programa criado pela prefeita Célia Rocha(PTB), que vai cuidar do bebê dentro do ventre da mãe até ele completar 06 anos de vida, o que caracteriza a primeira infância. O Agapi é definido como uma política pública municipal articulada, voltada para o bem estar físico, afetivo congnitivo esocial da família gestante e da criança de 0 a 6 anos.

O Agapi é desenvolvido a paritr do trabalho em rede, articulado intra e intersetorial, das secretárias municipais de Planejamento, Saúde, Assistência Social, Educação , Cultura, Políticas para as Mulheres e Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente e Tutelar.

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *