30 de junho de 2014

Atual campeão, Arraiá Forró na Roça põe o amor em primeiro plano

A vontade, a gana e o amor de ser Arraiá Forró na Roça. Foi isto o que pôde ser comprovado na Vila São Francisco, durante apresentação neste sábado (28), véspera do dia de São Pedro.

Ao final de tudo, o santo parece ter abençoado o atual campeão com uma leve chuva. “No final, tudo deu certo. Agradeço a Deus e aos moradores da comunidade que tanto se empenharam, mostrando que somos uma família sempre”, diz o organizador Dalvane Matias.

Segundo ele, a temática do evento este ano foi o amor à comunidade, ao arraiá que delineou todo o trajeto do que foi apresentado naquela noite. Mas, um mês antes, tudo começou a ser erguido com madeira e barro.

Verdadeiras casas de taipa foram levantadas mais uma vez na Rua 13 de Maio, contando com uma representação da Igreja de São Sebastião, logo na entrada, com beatas rezando no interior. Havia também crianças brincando na Dança da Fita; a Rádio Zé do Rojão; barraca do tiro ao alvo; casa da costureira; pau de sebo; Mercearia do Dominguinhos; cemitério; delegacia; casas de farinha e da rezadeira; barracas da feira (com frutas, peixes e cereais); casa grande; museu; curral com bodes; galinhas e jumento; escola com crianças aprender o alfabeto e a tabuada; até a Prefeitura de Arapiraca e o Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho.

Pelo extenso caminho desta vila cenográfica – que atraiu curiosos também de comunidades vizinhas –, emboladores, violeiros e o canto das destaladeiras de fumo podiam ser ouvidos claramente.

Já no palhoção, houve poesia interpretada pela professora Elza Alves Cavalcante, da Escola de Ensino Fundamental Cônego Epitácio Rodrigues, além de dança da peneira, apresentação das destaladeiras de fumo e do grupo Forró É Show de Bola, com crianças da região dançando música da Copa do Mundo e uniformizadas com as cores do Brasil.

Em seguida, entrou em cena a quadrilha Festa na Roça, também com crianças da Vila São Francisco – a plateia interagiu bastante, batendo palmas e incentivando quem dançava. E logo depois, a estilizada Forró na Roça. Este é o segundo ano deles neste formato. Os ensaios começaram na primeira semana de janeiro e o resultado não foi outro, senão o brilho.

“Quisemos homenagear o forró cantado na poesia do São João e entregamos diversas faixas aos nossos jurados, onde havia dizeres como animação, milho, quentão, amor e outros. E quem estava com a palavra ‘amor’ recebeu a coroa. Porque este é o sentimento de quem participou este ano do Arraiá Forró na Roça”, conta Dalvane Matias, que também é puxador da quadrilha.

Eles fizeram performance criativa com bonecas de pano no início e também exaltando o romance nestes festejos juninos. Para o ex-superintendente do Procon/AL, Rodrigo Cunha, a festa mostrou muito mais que animação.

“Isto explicita a união, o fortalecimento de vínculo entre os próprios moradores, que, afora este resgate cultural, traçam laços mais fortes de amizade entre si”, destaca.

Não à toa o Arraiá Forró na Roça ficou em terceiro lugar no Concurso de Resgate às Tradições Juninas de Arapiraca em 2011, em segundo, no ano posterior, e foi campeão em 2013. “Mas essa angústia e ‘trabalheira’ para tudo sair nos conformes valem sempre a pena”, completa Dalvane Matias.

Como foi arraiá turístico, a vila recebeu quadrilhas em três dias de festa da Bananeira, Batingas, Mata Limpa e Folha Miúda, de Craíbas. A apuração do concurso para saber quem é o campeão 2014 será nesta segunda-feira (30), às 19h, no Planetário Digital, no Lago da Perucaba.

A cidade possui o maior São João comunitário do Brasil e o cronograma dos arraiais é:

8 de junho: Arraiá Bom Conselho (Manoel Teles);
10 de junho: Arraiá Rojão do Nordeste (Canafístula);
11 de junho: Arraiá Fogo de Palha (Senador Teotônio Vilela);
12 de junho: Arraiá Pé de Serra (Vila São José);
13 de junho: Arraiá das Paineiras (Jardim das Paineiras);
14 de junho: Arraiá Cavacultura (Cavaco);
15 de junho: Arraiá Tire o Pé do Chão (Brasília);
17 de junho: Arraiá A Força da Massaranduba (Massaranduba);
18 de junho: Arraiá ASA (Bom Sucesso);
19 de junho: Arraiá Capim Canela (Vila Capim);
20 de junho: Arraiá Aí Dento Tem Festa no Sítio (Primavera);
21 de junho: Arraiá Pisoteio (Batingas);
22 de junho: Arraiá Matuto Macho (Jardim Esperança);
23 de junho: Arraiá Arrocha o Nó (Senador Nilo Coelho);
24 de junho: Arraiá Banaluar (Vila Bananeira);
25 de junho: Arraiá Caxi na Roça (Poção);
26 de junho: Arraiá Luar do Sertão (Zélia Barbosa Rocha);
27 de junho: Arraiá do Gonzagão (Baixão);
28 de junho: Arraiá Forró na Roça (Vila São Francisco); e
29 de junho: Arraiá Aracajana (Cajarana).

E no São João do Mercado – especial Zé do Rojão:

06/06: Abertura do São João do Mercado/ quadrilha Banaluar/ banda Forrofiando;
07/06: Afrísio Acácio do Acordeon/ quadrilha Sanfona Branca (Coité do Nóia);
08/06: Davi Pé de Serra;
13/06: Mário Maia;
14/06: Radielson/ Grupo Teatral Hermeto Pascoal/ quadrilha Novo Styllo;
15/06: Bastinho da Sanfona/ quadrilha Pisoteio;
19/06: Trio Ouro Preto;
20/06: Dadá da Sanfona;
21/06: Miguel Vieira/ quadrilha Forró na Roça;
22/06: Severo do Acordeon;
26/06: Severino do Papel;
27/06: Ditinha da Sanfona;
28/06: Souza do Acordeon; e
29/06: Zé Moreira/ Zé Antônio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *