11 de junho de 2014

Arraiá Rojão do Nordeste mostra sua força com homenagens a poeta

O Arraiá Rojão do Nordeste parecia uma declamação física, latente, das poesias de José Cícero dos Santos, o nosso Zé do Rojão, homenageado da festa no bairro da Canafístula este ano.

O evento aconteceu na noite desta terça-feira (10) e se deu numa espécie de cidade cenográfica de interior montada com uma bodega na entrada, onde ao rádio podia-se ouvir o radialista e poeta ecoar sua áspera e ao mesmo tempo tênue voz.

A figura da fogueira alinhava as chamas pelo céu que prometia uma noite cheia de emoção, junto a crianças que, sobre o solo, brindavam a vida e brincavam na Dança da Fita.

Na porta do arraial, a organizadora Denise Magalhães recebia a todos à frente de um banner de rádio gigante. No local, moradores refizeram pontos de Arapiraca os quais foram importantes na vida de Zé do Rojão.

"Realmente, esse clima nos faz sentir o tempo voltando. As tradições devem ser mantidas e é isto o que está sendo resgatado pela prefeita Célai Rocha [PTB] ao dar suporte a manutenção deste nossa São João nas comunidades", diz o vice-prefeito Yale Ferandes, que prestigiou o evento acompanhado do secretariado municipal (leia mais aqui).

Havia na rota até o palhoção o filho de Zé do Rojão, Jadielson Matias, cantando músicas de seu pai em cima de um pedestal.

Em seguida, na cidade cenográfica, a projeção da cidade do Coité do Nóia, onde ele foi vereador, e da "Rádio Novo Nordeste" – em que recentemente um dos modernos estúdios recebeu o nome de Zé do Rojão –, onde trabalhou parte da vida como locutor apresentador, além de ter atuado também nas rádios Antena de Publicidade e Sampaio. Os jurados do 12º Concurso de Resgate às Tradições Juninas foram até o local e ouviram um declamação de Zé do Rojão a respeito da vida no campo estar sendo tomada pelos grandes centros.

Em sequência, foram forrozear no "Clube dos Fumicultores", espaço montado para representar os anos que o homenageado havia sido porteiro e que conheceu inúmeras pessoas da região agrestina. No "Forró do Zé do Rojão", muito arrasta-pé e xaxado, com os mestres Afrísio Acácio e Davi Pé de Serra.

Neste meio tempo, houve declamações no estande "Festival de Poesia, Repente e Viola de Arapiraca" e reverências a José Cícero dos Santos que participou de todas as edições realizadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur).

No palhoção, quadrilhas matutas esbanjavam alegria, com destaques para a Canarraiá Mirim, que fez apresentação com alusão à Copa do Mundo 2014. Foi lançado ainda pelo cordelista Ronaldo Oliveira o livreto Cordel Celestial sobre a chegada com festa de Zé do Rojão aos portões do céu.

Por sua vez, o filho Jadielson Matias se disse honrado com a homenagem. "E não apenas esta da comunidade de Canafístula, berço da cultura do município arapiraquense, mas também da reverência feita pelo Prefeitura de Arapiraca. É como eu digo: esse aqui é o melhor São João do mundo", relata.

Sua mãe, a viúva de Zé do Rojão, dona Maísa Matias, se emocionou bastante com as homenagens diversas. O presidente da Associação dos Moradores e Amigos da Comunidade de Canafístula (AMACC), José Wilson, agradeceu todo o envolvimento da comunidade para que o Arraiá Rojão do Nordeste tivesse toda essa montagem, essa plástica.

Aconteceu ainda cortejo dos sanfoneiros locais no palhoção cantando "Asa Branca", de Luiz Gonzaga, para o Zé do Rojão que inclusive chegou a participar de diversos shows do Rei do Baião, acompanhando-o por Alagoas, Sergipe e Bahia.

O maior São João Comunitário do Brasil tem extensa programação. Confira:

8 de junho: Arraiá Bom Conselho (Manoel Teles);
10 de junho: Arraiá Rojão do Nordeste (Canafístula);
11 de junho: Arraiá Fogo de Palha (Senador Teotônio Vilela);
12 de junho: Arraiá Pé de Serra (Vila São José);
13 de junho: Arraiá das Paineiras (Jardim das Paineiras);
14 de junho: Arraiá Cavacultura (Cavaco);
15 de junho: Arraiá Tire o Pé do Chão (Brasília);
17 de junho: Arraiá A Força da Massaranduba (Massaranduba);
18 de junho: Arraiá ASA (Bom Sucesso);
19 de junho: Arraiá Capim Canela (Vila Capim);
20 de junho: Arraiá Aí Dento Tem Festa no Sítio (Primavera);
21 de junho: Arraiá Pisoteio (Batingas);
22 de junho: Arraiá Matuto Macho (Jardim Esperança);
23 de junho: Arraiá Arrocha o Nó (Senador Nilo Coelho);
24 de junho: Arraiá Banaluar (Vila Bananeira);
25 de junho: Arraiá Caxi na Roça (Poção);
26 de junho: Arraiá Luar do Sertão (Zélia Barbosa Rocha);
27 de junho: Arraiá do Gonzagão (Baixão);
28 de junho: Arraiá Forró na Roça (Vila São Francisco); e
29 de junho: Arraiá Aracajana (Cajarana).

E no São João do Mercado – especial Zé do Rojão:

06/06: Abertura do São João do Mercado/ quadrilha Banaluar/ banda Forrofiando;
07/06: Afrísio Acácio do Acordeon/ quadrilha Sanfona Branca (Coité do Nóia);
08/06: Davi Pé de Serra;
13/06: Mário Maia;
14/06: Radielson/ Grupo Teatral Hermeto Pascoal/ quadrilha Novo Styllo;
15/06: Bastinho da Sanfona/ quadrilha Pisoteio;
19/06: Trio Ouro Preto;
20/06: Dadá da Sanfona;
21/06: Miguel Vieira/ quadrilha Forró na Roça;
22/06: Severo do Acordeon;
26/06: Severino do Papel;
27/06: Ditinha da Sanfona;
28/06: Souza do Acordeon; e
29/06: Zé Moreira/ Zé Antônio.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *