9 de maio de 2014

Técnicos da Prefeitura fazem capacitação sobre uso da mandioca

Durante esta semana, a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura participou de uma atualização de coeficientes técnicos e uma palestra sobre o manejo e possibilidades de uso da mandioca em nosso dia a dia.

Além dos servidores municipais da Prefeitura de Arapiraca, integrantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Alagoas (Emater-AL) e de associações, além de nutricionistas, trocaram experiências nos encontros ao longo da semana.

As palestras foram ministradas pelos pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa) Joselito Motta, representando o Centro Nacional de Fruticultura e Mandioca, e Antônio Santiago, pelo Embrapa Alagoas.

"Este foi um importante encontro para enriquecimento de saberes por parte dos nossos técnicos, o que pode nos ajudar futuramente nas orientações quanto à Agricultura Familiar. Hoje, sexta-feira [9], isto se traduzirá de forma prática, no campo. A equipe da Secretaria de Agricultura, junto aos pesquisadores da Embrapa, foi para uma fazenda no povoado Pé Leve, em Limoeiro de Anadia, mostrar como a mandioca pode ser utilizada", diz o secretário Rui Medeiros.

Para o pesquisador Joselito Motta, a mandioca é a raiz do Brasil, sua identidade. "A produção dela pode ser uma alternativa de alimento para os arapiraquenses, salientando que não possui glúten e se pode fazer diversas receitas diferentes com a mandioca, a poder ser colocada em sucos ou compor a merenda escolar do município por seus valores nutritivos", destaca.

Segundo ele, a raiz pode ainda ter destinações outras, tendo a vantagem de ser biodegradável, como para a produção de embalagens, cola, tinta, sorvete e outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *