19 de maio de 2014

Prefeitura realiza ações em combate ao abuso e exploração sexual

P { margin-bottom: 0.21cm; }

As ações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual, comemorado neste útlimo domingo (18), foram realizadas pela Prefeitura de Arapiraca na manhã desta segunda (19), na tenda cultural da praça Luis Pereira Lima, no centro da cidade.

A programação do evento teve a participação da contadora de estórias Tininha,  da secretaria municipal de Educação, que fez uma alusão à estória do lobo mau. “ O objetivo dessa contação foi chamar a atenção do público, de uma forma bem lúdica, sobre a fragilidade e a inocência das crianças que são aliciadas por adultos” afirmou Tininha.

A equipe do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente de Arapiraca, orientou a população sobre as penalidades de quem comete abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. O público que participou do evento, formado por estudantes da Escola Municipal Hugo Camelo Lima e agricultores que participam do projeto Cultura na Praça, tirou dúvidas e fez perguntas sobre o tema.

O presidente do Conselho Tutelar de Arapiraca, Tiago Pereira, informou que de janeiro a abril desse ano, já foram registradas 22 denúncias de abuso e exploração sexual, além de outros crimes praticados contra crianças e adolescentes, como maus tratos, violência física, violência psicológica. “Durante os quatro primeiros meses desse ano, foram realizados 455 atendimentos, desse total 267 são meninos e 218, meninas” informou o presidente.

As equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Referência de Assistência Social (Cras), também participaram das atividades, informando como as pessoas devem proceder ao perceberem que alguma criança ou adolescente pode estar sofrendo esse tipo de crime. “ As pessoas podem procurar o Cras do seu bairro e fazer a denúncia sem precisar se identificar. O abuso não destrói somente a criança, destrói toda a família” afirmou, Valéria Montoni, coordenadora municipal do Creas

Seguindo a programação das atividades, a equipe da Área Técnica de Promoção à Saúde, por meio do grupo teatral do IEC(Informação Educação e Cultura), apresentou uma peça teatral, cujo tema abordava as caraterísticas de uma criança que sofre abuso, como depressão, agressividade, falta de apetite, entre outros sintomas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *