8 de maio de 2014

Evento de Cultura discute criação de conselho e reúne gestores

A Cultura como pedestal do nosso fazer artístico. É isto o que foi  discutido em dois encontros nesta quarta-feira (7), no Memorial da Mulher Ceci Cunha, com representantes de vários segmentos culturais e gestores municipais.

Foram colocados em pauta os planos de ação para a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) para os anos de 2014 a 2016, além de secretários de cidades vizinhas terem participado de uma oficina do Plano de Trabalho do Sistema Nacional de Cultura (SNC), promovida pelo Ministério da Cultura (MinC).

Estiveram presentes pela manhã, gestores de Arapiraca, Lagoa da Canoa, Palmeira dos Índios, Igaci e Taquarana debateram o preenchimento do formulário de suas cidades para a execução efetiva dos sistemas municipais para o setor se fortalecer. As explnações foram feitas pelo diretor do MinC seccional Nordeste, Gilson Matias e pela consultora da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Vânia Brayner.

Conselho

No período da noite, houve uma reunião com a sociedade civil, representada por músicos, artistas circenses, atores de teatro, escritores, sanfoneiros e agitadores culturais. O encontro serviu para que o diretor de Ação Cultural da Sectur, Wagno Godez, mostrasse o panorama de ações como a Semana de Museus e os projetos Som do Mercado e Cultura na Praça, além da pretensão de se fazer um polo cultural na Praça Luiz Pereira Lima, que ainda está sendo estudado.

Ele ainda delineou os cinco eixos do Plano Municipal de Cultura – aprovado e assinado no ano passado pela prefeita Célia Rocha (PTB)  com o valor de 10 anos –, onde metas de diversidade, democratização e cidadania cultural estão inclusas, bem como fomento e incentivo ao setor, no que concerne à produção local.

Em fevereiro, a prefeita Célia Rocha determinou o lançamento de um edital para a criação da Rede Arapiraca de Pontos de Cultura para o fomento e a disseminação de arte e cultura por todos os polos e vieses possíveis em nosso município.

Para discutir melhor estes tópicos, outra reunião foi definida para a próxima terça (13), às 19h, no Memorial da Mulher Ceci Cunha, bairro do Alto do Cruzeiro, em que toda a comunidade cultural local está convidada. Deverá ser feita a eleição do Conselho Municipal de Cultura na oportunidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *